SAEB – Sistema de avaliação de Educação Básica

As avaliações externas são indicadores fundamentais para que possamos entender o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos.

Com base nesse pensamento e com a premissa de oferecer ao professor recursos para aprimorar sua prática docente, a SOMOS desenvolveu este curso sobre o Saeb. Durante as 30 horas dessa jornada, você conhecerá toda a estrutura do sistema de avaliação, compreenderá seus processos e verá que as avaliações externas têm impacto direto nos resultados do município, em diversos sentidos. Além disso, entenderá a importância dos indicadores e como usá-los no seu dia a dia para melhorar as práticas de ensino.

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

• reconhecer a importância e a necessidade das avaliações externas no que diz respeito ao seu impacto nas políticas públicas e na sala de aula;

• conceber a Prova Brasil como um instrumento norteador do trabalho pedagógico em sala de aula, e se apropriar de procedimentos de análise e reflexão sobre os dados consolidados em diversos níveis (escola, município, estado, União).

• compreender que as habilidades relacionadas ao tema Tratamento da informação permeiam as mais distintas áreas de conhecimento e, assim, devem ser tratadas de maneira interdisciplinar.

 

Programa

[Trilha 1] Entendendo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

[Trilha 2] A estrutura da Prova Brasil e a análise dos dados

[Trilha 3] Os tópicos I e II da Matriz de Referência da Prova Brasil de Língua Portuguesa

[Trilha 4] Os tópicos III e IV da Matriz de Referência da Prova Brasil de Língua Portuguesa

[Trilha 5] Os tópicos V e VI da Matriz de Referência da Prova Brasil de Língua Portuguesa

[Trilha 6] Tema 1 da Prova Brasil de Matemática: Espaço e forma

[Trilha 7] Tema 2 da Prova Brasil de Matemática: Grandezas e medidas

[Trilha 8] Tema 3 da Prova Brasil de Matemática: Números e operações/ Álgebra e funções

[Trilha 9] Tema 4 da Prova Brasil de Matemática: Tratamento da Informação

[Trilha 10] Sistematizando os saberes construídos

 

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental – anos iniciais.

 

Sobre os autores

Edimilson Ribeiro atualmente trabalha na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo com elaboração de materiais e formação de professores e gestores. Tem experiência com gestão de projetos e assessoria pedagógica nas editoras Moderna e Sei.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 17

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

ago 09, 2021

4.7
(22)
Este curso pretende orientar os professores a utilizarem dados de avaliações e atividades de seus estudantes para atendê-los de forma personalizada, reorganizando sua prática pedagógica caso seja necessário. Queremos mostrar como parte dos registros das avaliações, que são notas e apontamentos, podem se converter...

ago 09, 2021

4.9
(24)
O objetivo deste curso é que vocês, professores, possam ver e/ou rever concepções e práticas de avaliação e refletir sobre sua importância nos contextos escolares e na gestão dos sistemas de ensino, bem como discutir alguns dos desafios postos aos educadores na atualidade com...

mar 26, 2019

4.9
(34)
PROFS Blog

Autor: PROFS Blog

O Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) está com inscrições abertas para o iLab Primeira Infância e busca por pessoas que queiram melhorar a vida de crianças em situação de vulnerabilidade social e suas famílias, por meio do conhecimento científico....
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS