Neste curso, vamos estudar o papel do marketing na divulgação da escola e a importância da gestão escolar no processo de preparação interna para conquistar matrículas. Ao estudar as abordagens de divulgação da escola, veremos que a competitividade da escola também está intimamente ligada ao clima institucional e à qualidade pedagógica.
Além da elaboração das peças publicitárias de sua instituição, vamos analisar outras estratégias para captação de matrículas, como a preparação da escola para recepcionar e entrevistar potenciais alunos e responsáveis, a aplicação de provas de bolsas e a realização de palestras para os pais interessados.
Objetivos:
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- Analisar as ferramentas de divulgação disponíveis para sua escola;
- Compreender o papel do marketing escolar e sua relação com as mudanças culturais da nossa sociedade; - analisar a possibilidade de criar encontros recorrentes com as famílias de futuros estudantes em potencial; - promover um ambiente escolar positivo e cooperativo, com uma atitude corajosa e engajada;
– Construir um bom discurso de recepção para as famílias e os estudantes.
Programa:
[Módulo 1] – O marketing escolar e suas competências [Módulo 2] – Preparando a escola para as famílias interessadas
Público alvo:
Coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, mantenedores, diretores e vice-diretores escolares, além de professores que aspiram a uma carreira de gestão escolar.
Autor:
José Hélio de Moura Filho graduou-se em História pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) de São José dos Campos-SP. Foi professor de Filosofia na mesma universidade, professor de História e Filosofia, orientador educacional e coordenador de Ensino Médio nos colégios Anglo São José dos Campos — Cassiano Ricardo e Poliedro, totalizando 40 anos de experiência profissional.