Público-alvo
Professores que atuam no Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.
Sobre o curso
Neste curso, vamos refletir sobre as diferenças que existem entre participar de uma aula e estar engajado no processo de aprendizagem. Para isso, serão discutidos conceitos interessantes envolvendo o papel do professor e do aluno. Um dos temas que serão abordados é o trabalho em grupo, estratégia fundamental para o desenvolvimento de competências. Além disso, atividades colaborativas possuem grande potencial para transformar a participação do estudante em engajamento.
Também serão debatidas as principais diferenças entre o método de ensino versus o método de aprendizado. Outro assunto que é pertinente ao engajamento do estudante é a mentalidade de crescimento, que se manifesta quando buscamos nos desenvolver de forma contínua, enfrentando dificuldades e desafios com foco na aquisição de novos aprendizados.
Para enriquecer o diálogo e apresentar experiências pedagógicas reais, realizamos entrevistas com os professores André Lacerda, coordenador de Tecnologia Educacional, e Eduardo Montesano, biólogo e especialista em Análises Clínicas. Ambos, atualmente, trabalham na implementação de eletivas no Ensino Médio e contam como promovem o engajamento estudantil em suas práticas docentes.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- entender o papel do aluno como protagonista, compromissado com seu processo de aprendizagem;
- compreender os benefícios do trabalho em grupo para o desenvolvimento de competências;
- diferenciar método de ensino e método de aprendizado;
- analisar como a mentalidade de crescimento contribui para a aprendizagem ao longo de toda a vida;
- avaliar algumas práticas cooperativas.
Programa
Nesta formação, estimada em quatro horas, você aprenderá sobre os seguintes assuntos:
- Módulo 1: Engajamento estudantil e metodologias ativas: relatos de sala de aula
- Módulo 2: Juntos e engajados: olhares sobre o trabalho em grupo
- Módulo 3: Entre o ensinar e o aprender
Sobre as autoras
Julci Rocha
Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP, pós-graduada em Gestão Educacional, Design Educacional e Educação Inovadora. Licenciada em Letras pela USP. Diretora e fundadora da Redesenho Educacional, assessoria educacional voltada à inovação, com foco em aprendizagem ativa e integração de tecnologias digitais na Educação. Atua há mais de 13 anos na área de inovação. Desenvolve materiais pedagógicos, de formação para profissionais da Educação e idealização/desenvolvimento de projetos para instituições de ensino, fundações do terceiro setor e empresas do ramo educacional. Já desenvolveu projetos em diversas instituições, como Instituto Paulo Freire, Parceiros da Educação, Microsoft, Fundação Lemann, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura e Secretaria do Estado da Educação de SP (Centro de Mídias SP).
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/redesenhoedu
Facebook: https://www.facebook.com/redesenhoeducacional
Danielle Lima de Vasconcelos
Coordenadora Pedagógica da Redesenho Educacional. Mestranda em Educação Escolar (UNICAMP). Licenciada em Letras (UECE), pós-graduada em Gestão Educacional (UFSM) e Educação e Tecnologias (UFSCar). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. É autora de materiais didáticos para a Educação Básica. É Microsoft Educator Fellow e representou o Brasil no Education Exchange – E2 em Paris (2019) e Austrália (2020 – evento virtual). Vencedora do Prêmio Destaque Educação em 2019 e 2020, na categoria práticas pedagógicas no Ensino Fundamental – anos finais.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/danielle-lima-33031523/
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Entrevistados
André Lacerda
Tem licenciatura em Pedagogia, ainda com a nomenclatura de Normal Superior, e é especialista em Administração Escolar e Docência Superior. Atualmente, cursa o mestrado profissional em Ensino e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense. Atuou como professor de Informática da Educação Infantil às séries iniciais do Ensino Fundamental e, também, como professor de Robótica. Hoje, é Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional do Centro Educacional Margarida. Em 2021, voltou às salas de aula como professor da disciplina eletiva Mundo Digital, em uma turma multisseriada do Ensino Médio.
Eduardo Montesano
Licenciado em Biologia e especialista em Análises Clínicas. Atuou no ensino técnico, lecionando disciplinas para a área da Saúde. Realizou pesquisas na área de Genética e Poluição Ambiental na (FMU/SP), desenvolvimento de Plástico Biodegradável (IPT) e no Laboratório de Pneumologia do Hospital das Clínicas. Acumula mais de 20 anos de docência na Educação Básica e é um apaixonado por Metodologias Ativas e inovação na Educação. Atualmente, trabalha na criação e implementação de disciplinas eletivas como Biotecnologia, Ciência Forense e Iniciação Científica nas escolas, com excelentes resultados, bem como as trilhas relacionadas ao novo Ensino Médio.
Ficha técnica
Autoria: Julci Rocha e Danielle Lima de Vasconcelos
Colaboradores: André Lacerda e Eduardo Montesano
Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa
Produção editorial: Pérola Martins Lannes e Laís Trovarelli
Design Gráfico e edição de vídeos: Cléia de Oliveira Souza
Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis