Em um mundo cada vez mais exigente, tornou-se fundamental levar a educação socioemocional para o ambiente escolar e preparar os alunos para os desafios do século XXI, ajudando-os a desenvolver as habilidades necessárias e importantes para a vida.
Comunicar-se, sentir e demonstrar empatia, lidar com as emoções, trabalhar em grupo e resolver problemas são algumas das habilidades promovidas pela educação socioemocional que ajudam estudantes e professores nas salas de aula e nas escolas.
A cada trilha você conhecerá diferentes aspectos das habilidades e competências socioemocionais e aprenderá a utilizá-las em sala de aula.
Objetivos
Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:
• aprender o que é a educação, as competências e habilidades socioemocionais;
• entender o papel do professor no desenvolvimento socioemocional dos alunos e como ele impacta no desenvolvimento cognitivo;
• promover atividades práticas de intervenção socioemocional em sala de aula;
• elaborar um plano de aula promovendo a integração das competências e habilidades socioemocionais no currículo escolar.;
Programa
[Trilha 1] Importância das competências socioemocionais no processo de ensino-aprendizagem
[Trilha 2] Educação socioemocional na prática e um paralelo com a BNCC
[Trilha 3] Adaptação curricular e comunicação com as famílias no contexto da aprendizagem socioemocional
Público-alvo:
Professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.
Sobre os autores
Francila Novaes atua na área de produção de conteúdos pedagógicos do programa de liderança e habilidades socioemocionais chamado O líder em mim. Também é professora no curso “Educação socioemocional nos diversos ambientes de aprendizagem”, oferecido pelo Instituto Sedes Sapientiae, e é pós-graduada em Psicologia Política pela Universidade de São Paulo (USP), com uma pesquisa sobre a importância da empatia em sala de aula. Já atuou na sensibilização e formação de professores em educação socioemocional nas redes públicas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e em Medellín, na Colômbia.
Maria Adrielle atua na área de pesquisa e elaboração de projetos educacionais voltados para aprendizagem socioemocional, autoconhecimento e neurociência. Foi docente responsável pela disciplina “Aspectos da Neurociência na Educação” no curso de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atuou, também, na formação de professores do estado de São Paulo com o programa Compasso Socioemocional. É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e tem um pós-doutorado concluído no laboratório de Neuropsicofarmacologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara (Unesp).