Construção e execução de projetos de vida

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018, vêm no intuito de instituir conteúdos mínimos para os sistemas de ensino público e privados. Para isso, postula que devem ser desenvolvidas dez competências gerais, sendo a sexta relacionada à prática reflexiva de construção de um projeto de vida e suas relações com o mundo do trabalho. Sendo assim, temos aí uma noção de projeto de vida como um direito de aprendizagem e desenvolvimento. Mas se pode – ou mesmo se deve – ir além do mundo do trabalho como matriz para o desenvolvimento de projetos de vida: para se alcançar os objetivos de uma educação integral buscados pela instituição da BNCC, se faz indispensável alocar as possibilidades de entendimento do que é um projeto de vida como sendo eixos ao redor dos quais a própria escola deve ser pensada.

 

O presente curso visa, então, fornecer material para a execução de um ciclo de reflexões e atividades que tem como objetivo, proporcionar situações de aprendizagem em que o professor e o aluno possam entrar em contato com sua capacidade de re-criar seus desejos e construir, de maneira objetiva, as condições necessárias para realização da construção de projetos de vida.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

  • subsidiar o processo construção e execução de projetos de vida;
  • realizar debate sobre as profissões e o mundo do trabalho;
  • discutir sobre empreendedorismo juvenil;
  • fomentar um processo para que não apenas você, professor, mas também seus alunos possam ser produtores de conteúdos e propostas.

 

Programa

[Trilha 1] BNCC e Projeto de Vida: aportes históricos e políticos

[Trilha 2] Valorização das infâncias e juventudes

[Trilha 3] Investigar para Projetar

[Trilha 4] Para finalizar, o que é mesmo que não pode faltar?

 

Público-alvo:

Público-alvo: Professores do Ensino Médio

 

Sobre os autores

Angélica Kimie Inada é graduada e licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente, professora de Educação Básica na cidade de Campinas/SP.

Elaine Narcizo Educadora popular em comunidades periféricas, docente e coordenadora de núcleo de pesquisas em universidades, coordenadora de Centros de Referência da Assistência Social, coordenadora de Projetos Sociais Sócio-Educacionais, atriz, poeta e escritora. Formação: Mestra em Serviço Social, especialista em Arte Educação e livre docente em fé na vida.

Adelaide de Estorvo Educadora popular em Cursinhos Pré-Vestibulares, atuou também em espaços de educação formal junto a rede de ensino pública e privada. Desenvolveu trabalhos de consultoria e formação de educadores em gênero e sexualidade em diversas instituições, públicas e privadas, de ensino, arte e cultura. É pesquisadora e escritora. Formação: Bacharela e licenciada em História e Mestra em Ciências Sociais.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.9 / 5. Votos: 16

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Angélica Kimie Inada

Possui graduação e licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora na Educação Básica na cidade de Campinas/SP.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Elaine Narcizo

Educadora popular em comunidades periféricas, docente e coordenadora de núcleo de pesquisas em universidades, coordenadora de Centros de Referência da Assistência Social, coordenadora de Projetos Sociais Sócio-Educacionais, atriz, poeta e escritora. Formação: Mestra em Serviço Social, especialista em Arte Educação e livre docente em fé na vida.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS