Habilidades de Sala de Aula

Entenda os conceitos básicos para planejar uma aula e aprenda técnicas de linguagem corporal, mediação de conflitos, oratória e postura em sala de aula.

Objetivos

Refletir sobre a prática docente;

Entender os conceitos básicos para estruturar e preparar uma aula;

Aprender técnicas de linguagem corporal, oratória e postura em sala de aula;

Conhecer procedimentos de mediação de conflitos e compreendê-la como um recurso pedagógico importante no âmbito da escola;

 

Programa

[Trilha 1] Preparação de uma aula: da teoria à prática….

[Trilha 2] A importância da lousa e estratégias de organização do conteúdo expositivo….

[Trilha 3] Oratória e expressão corporal….

[Trilha 4] Mediação de conflitos: o conflito como parte da comunidade escolar

 

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Profa. Me. Ivaneide Dantas é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Pedagoga e Psicopedagoga. Atua como docente no Ensino Superior desde 2003. Foi professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante quinze anos. Participou como leitora crítica de livros didáticos no programa do PNLD/ MEC (1998; 2002), na área de Língua Portuguesa. Autora de livros didáticos – alfabetização e letramento – 1º e 2º ano – Língua Portuguesa (PNLD 2014; 2016). Professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2003.
Rodrigo Bueno possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense e Especialização em História da África e do Negro no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência como coordenador e professor de História. Teve passagens no Sistema pH de Ensino e trabalhou com Formação de Professores na Somos Educação.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 2

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Ivaneide Dantas

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Pedagoga e psicopedagoga. Docente no Ensino Superior desde 2003. Foi professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante quinze anos. Participou como leitora crítica de livros didáticos no programa do PNLD/MEC (1998; 2002), na área de Língua Portuguesa. Autora de livros didáticos – alfabetização e letramento (1º e 2º ano) – de Língua Portuguesa (PNLD 2014; 2016). Professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Sandro Tiago Figueira

Atualmente é professor orientador da Educação de Jovens e Adultos na rede pública municipal do Rio de Janeiro e coorientador no Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (UFF). Integra o grupo de pesquisa Formação de professores, processos e práticas pedagógicas (CNPq).

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

set 13, 2021

3
(2)
PROFS Blog

Autor: PROFS Blog

Neste curso você terá acesso a um modelo prático de inclusão escolar efetiva tomando como base a visão comportamental de B.F. Skinner para o ensino. Objetivos  Ao final do curso, você deverá ser capaz de: conhecer a visão da análise do comportamento no processo...

set 10, 2021

5
(4)
O PodPROFS está de volta! E, em consonância com o Setembro Verde, nesse podcast falamos sobre a importância da inclusão. No episódio #004, Bruno Bratz, nosso apresentador que também é professor, entrevista a professora Andréa que decidiu deixar o mundo corporativo e seguir suas...

set 02, 2021

5
(3)
PROFS Blog

Autor: PROFS Blog

As avaliações externas são indicadores fundamentais para que possamos entender o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos. ...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS