Lançamento dia 06/09/2023 😉
Público-alvo
Professores e educadores que atuam no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio.
Sobre o curso
Para que seja possível a inclusão, são imprescindíveis ações que promovam a equidade e o respeito às diferenças, entre elas, a adaptação do material didático, foco deste curso. Cada aluno tem suas próprias características, interesses, facilidades e dificuldades. Dessa forma, a adaptação do material didático deve ser individualizada, o que torna essa tarefa um grande desafio, pois exige do professor um vasto conhecimento sobre o aluno e sua condição. Levando em consideração essa demanda cada vez mais frequente na Educação, este curso tem como objetivo ensinar professores e educadores a adaptar provas e atividades de acordo com a necessidade de alunos com TEA e TDAH, além de abordar temas como: neurodiversidade, inclusão, leis e conceitos básicos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento apresentados.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- compreender o que é inclusão e neurodiversidade;
- ter conhecimento das leis que abordam a inclusão;
- compreender a importância da individualização na adaptação;
- ter conhecimento básico sobre o TEA e o TDAH, bem como sobre a sintomatologia, neurofisiologia e cognição de cada transtorno;
- ter conhecimento das necessidades de adaptação para cada transtorno;
- saber adaptar provas e atividades de acordo com a necessidade de cada transtorno.
Programa
Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
- Módulo 1: A inclusão escolar e a adaptação individualizada do material didático
- Módulo 2: Adaptação na prática: materiais didáticos para pessoas com TEA
- Módulo 3: Adaptação na prática: materiais didáticos para pessoas com TDAH