Público-alvo
Professores de todos os segmentos da Educação Básica.
Sobre o curso
Este curso oferece um panorama completo sobre a inclusão e seus fundamentos, abordando o conceito de capacitismo e suas manifestações. A formação explora e apresenta a fundamentação teórica baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis), no Plano Educacional Individualizado (PEI) e em evidências científicas que foram utilizadas durante o desenvolvimento funcionalidade PEI Plurall. O objetivo é capacitar todos os cursistas para a utilização prática dessa funcionalidade, fornecendo o conhecimento essencial para promover um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor para todos.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- analisar o panorama atual e os fundamentos da inclusão;
- identificar o que é o capacitismo e como ele se manifesta;
- compreender os transtornos mais frequentes no contexto escolar e suas implicações;
- conhecer os fundamentos teóricos da ciência ABA e do PEI;
- aplicar os conhecimentos adquiridos na utilização do PEI Plurall.
Programa
Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
- Módulo 1: Inclusão: Panorama e fundamentos
- Módulo 2: Capacitismo
- Módulo 3: Ciência ABA e o PEI (Plano Ensino Individualizado)
- Módulo 4: PEI Plurall
Sobre os autores
Leonardo Bueno Notario
Psicólogo (UNIP) com formação em Neuropsicologia Clínica (HCFMUSP), Terapia Analítico-Comportamental Infantil (IBAC), Especialização em ABA ao TEA (Instituto Par) e Mestrando em Análise do Comportamento Experimental (IP-USP). Atua com Análise do Comportamento e desenvolvimento atípico desde 2017, realizando atendimentos e supervisões de casos. Além disso, ministra aulas, presta consultorias para escolas e empresas sobre inclusão e adaptação e participa de grupos de pesquisa de psicologia aplicada e experimental.
Thalita Siqueira do Valle Barbosa
Coordenadora do Programa de Formação de Professores da SOMOS Educação (PROFS). Graduada e Mestre em Linguística pela UNICAMP. MBA em Gestão de Projetos. Experiência de mais de 10 anos na área de formação de professores com diversos projetos de tecnologia e conteúdo educacional digital.
Amanda Queiroz Bueno de Souza
Formada em Letras pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Tradução de Inglês pela Estácio de Sá. Já atuou como professora e tradutora. Especializou-se em Marketing Digital e Design de Experiência do Usuário e atualmente atua como PMM e Designer no time de Marketing de Produto do Plurall.
Stela Maris Oliveira Schengber
Psicóloga de formação, atua como Coordenadora de Tecnologia Educacional, integrando pessoas, processos e tecnologias com intencionalidade e clareza. Sua jornada é movida pelas relações, pela escuta e pela colaboração que transforma ideias em soluções educacionais significativas.
Ficha técnica
Autoria: Thalita Siqueira do Valle Barbosa, Stela Maris Oliveira Schengber, Leonardo Bueno Notario, Amanda Queiroz Bueno de Souza
Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa
Produção Editorial: Pérola Martins Lannes e Laís Andriollo Trovarelli
Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza
Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis