Público-alvo
Professores do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio.
Sobre o curso
Com a crescente necessidade de que educadores abordem a questão ambiental em suas aulas por meio de metodologias mais participativas, este curso introduz a Educação Ambiental (algumas de suas correntes e definições) e capacita educadores a orientarem estudantes em projetos interdisciplinares ambientais críticos e transformadores. O curso aborda as mudanças climáticas e seus impactos no cotidiano das comunidades escolares, facilitando a idealização e o desenvolvimento de projetos engajadores que contribuam para a construção de uma consciência ambiental ativa a partir da abordagem de pesquisa-ação, que se inicia na investigação do cotidiano, do sentimento de pertencimento, do engajamento da comunidade escolar e de ações práticas transformadoras.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- Discernir o conceito de Educação Ambiental em uma perspectiva crítica e transformadora;
- Compreender o que são mudanças climáticas e como estão ligadas diretamente com o cotidiano;
- Idealizar e desenvolver junto aos estudantes um plano de ação de um projeto de Educação Ambiental;
- Promover o envolvimento e a participação dos estudantes no projeto de Educação Ambiental;
- Implementar junto aos estudantes o plano de ação;
- Avaliar e celebrar os resultados e impactos ao final do projeto.
Programa
Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
[Módulo 1] Educação Ambiental: conceitos
[Módulo 2] Contexto atual: mudanças climáticas já são uma realidade
[Módulo 3] Como trabalhar mudanças climáticas com os estudantes?
[Módulo 4] Criando seu projeto de Educação Ambiental
Atividades do curso
Para garantir sua certificação, confira as atividades propostas neste curso:
- Relacionar colunas
- Múltipla escolha
Sobre a autora
Giuliana do Vale Milani
Bacharela em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP e especialista em Educação Ambiental e transição para sociedades sustentáveis pela mesma instituição, atua como educadora ambiental popular desde 2012 em projetos de educação não formal com diversos públicos. Nesse percurso, aventurou-se também na criação de materiais pedagógicos, como os da Olimpíada Restaura Natureza, e publicações como cartilhas educativas de projetos. www.linkedin.com/in/giulianamilani
Ficha técnica
Autoria: Giuliana do Vale Milani
Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa
Produção Editorial: Pérola Martins Lannes e Laís Andriollo Trovarelli
Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza
Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis