Alfabetização e letramento: conceitos, relações e práticas

Partindo do princípio de que alfabetização e letramento são competências diferentes e de que uma criança alfabetizada não é necessariamente uma criança letrada, este e-book tem como proposta estabelecer a principal diferença entre os dois conceitos e evidenciar a importância do desenvolvimento conjunto de ambas as competências.

Além disso, neste material você conhecerá mais sobre os 5 eixos da alfabetização e letramento e também sobre práticas escolares para o desenvolvimento dessas etapas.

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 33

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

ago 25, 2025

0
(0)
Público-alvo  Equipe escolar atuante no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.    Sobre o curso  O curso Introdução à Avaliação 360º SOMOS Educação explica o que é e qual a relevância desse programa de avaliação educacional em larga escala para a...

jul 31, 2025

3.5
(2)
Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e Ensino Médio que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Painel Diagnóstico dos Alunos. Sobre o curso Este curso tem como objetivo apresentar o Painel Diagnóstico dos Alunos, integrado ao...

jul 02, 2025

5
(1)
Público-alvo Educadores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) que atuam na Educação Infantil.   Sobre o curso A proposta deste curso é refletir sobre como e por que avaliamos as aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Avaliar é um verbo ativo que guia a ação pedagógica do educador,...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS