O curso é destinado aos professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio para que eles aprendam a desenvolver as múltiplas competências dos alunos por meio de um trabalho interdisciplinar e transversal, rompendo com a fragmentação disciplinar do conhecimento. O principal objetivo dessa formação é ensinar ao professor a implementar projetos em suas aulas e como eles devem estabelecer relações com o cotidiano do aluno.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: • apresentar algumas práticas de projetos que estimulem a interdisciplinaridade, a transversalidade e/ou o conhecimento específico;
• ressaltar a importância e os benefícios do trabalho com projetos como forma de estimular o aluno a desenvolver suas habilidades e competências;
• conscientizar o professor de que é possível trabalhar com projetos em busca de um ensino mais integrador e que esteja relacionado a questões reais, à socialização e na superação da fragmentação do saber, proporcionando autonomia e protagonismo aos alunos.
Programa
[Trilha 1] A elaboração de projetos didáticos para desenvolver as múltiplas competências dos alunos.
[Trilha 2] A seleção de projetos de acordo com a realidade vivenciada nas escolas.
[Trilha 3] Como implementar os projetos e sistematizar os conhecimentos de forma integrada.
Público Alvo
Professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.
Autor:
Guaciara Marques Soares – Bacharel e licenciada em História, Bacharel em Letras pela FFLCH/USP. Mestrado em Linguística Geral e Semiótica pela FFLCH/USP. Professora de História na educação básica há 30 anos. Leciona no Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar. Atuou no Ensino Superior nos Cursos de Graduação em Administração, Contabilidade, Pedagogia e Direito e na Pós-Graduação no curso de Formação de Docentes para o Ensino Superior. Ministrou cursos na modalidade EAD. Premiada por projetos na área de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas e Prevenção a DST/AIDS.