[Inclusão] Autismo: aprendendo a ensinar

Neste curso você terá acesso a um modelo prático de inclusão escolar efetiva tomando como base a visão comportamental de B.F. Skinner para o ensino.

Objetivos

 Ao final do curso, você deverá ser capaz de:

  • conhecer a visão da análise do comportamento no processo educacional;
  • planejar o ensino de forma efetivamente inclusiva sob o ponto de vista comportamental;
  • utilizar os princípios da Instrução Programada para avaliar as necessidades de adaptação curricular e didática do estudante;
  • entender as possibilidades trazidas pela abordagem comportamental para a efetiva inclusão escolar;
  • promover a efetiva inclusão escolar através do reconhecimento e adaptação às necessidades específicas do aluno.

 

Programa

  • [Módulo 1] A visão da Educação na Análise do Comportamento
  • [Módulo 2] Planejar para um aprendizado mantido por consequências reforçadoras
  • [Módulo 3] Exemplo prático de Instrução Programada

 

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre as autoras

Cláudia Romano Pacífico

Doutora em Psicologia Experimental (PUC/SP), pesquisadora desde 2010 no ambulatório de autismo do Hospital de Clínicas de SP (PROTEA).  Co-fundadora da Adapte Educação e do Grupo Gradual de Intervenção Comportamental, atuando em ABA desde 2001. Coordenadora do curso de graduação em Práticas Inclusivas (PUC/SP).

Leila Bagaiolo

Doutora em Psicologia Experimental (USP/SP), pesquisadora desde 2007 no ambulatório de cognição social da UNIFESP (TEAMM). Co-fundadora da Adapte Educação e do Grupo Gradual de Intervenção Comportamental, atuando em ABA desde 2001. Coordenadora do curso de graduação em Práticas Inclusivas (PUC/SP).

Marcia Pedralino

Mestre em Comunicação (UEL), publicitária, co-fundadora da Adapte Educação. Atua na difusão de conteúdos de formação e na mediação de grupos de capacitação prática de pais e educadores em ABA para autismo.

 

 

 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.5 / 5. Votos: 21

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

abr 29, 2024

0
(0)
Público-alvo   Professores e gestores da Educação Infantil.       Sobre o curso   O curso está dividido em quatro módulos, focados em aspectos fundamentais da Neurociência na Educação Infantil. Iniciamos com a exploração das bases neurobiológicas do desenvolvimento cerebral nas crianças de 0 a 5...

abr 02, 2024

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Coletivo Leitor e PAR Literatura.   Público-alvo Professores de Ensino Médio. Sobre o curso Nesse curso, você terá acesso a documentos que apresentam sequências didáticas para que você aplique em sua prática a...

abr 02, 2024

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Coletivo Leitor e PAR Literatura.   Público-alvo Professores de Ensino Fundamental – Anos Finais. Sobre o curso Nesse curso, você terá acesso a documentos que apresentam sequências didáticas para que você aplique em...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS