Sabemos que família e escola são duas instituições fundamentais para o processo de desenvolvimento de cada pessoa, podendo impulsionar ou inibir o seu crescimento físico, intelectual e social. O alinhamento entre as expectativas e os objetivos da escola e da família favorece o aumento das capacidades cognitivas, sociais e culturais da criança e do adolescente, assim como a ampliação de seus repertórios como sujeitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Neste curso, discutiremos as atribuições e as responsabilidades da família e da escola, oferecendo estratégias que promovam o aprimoramento de sua relação e o alinhamento das expectativas entre ambos. Buscaremos favorecer a criação de canais de comunicação entre escola e família que possam facilitar o engajamento familiar, a troca de informações e a coparticipação nos processos educacionais.
Objetivos
Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de: • reconhecer a diversidade de configurações familiares que fazem parte da história de vida dos alunos na escola;
• compreender e desenvolver estratégias que promovam o alinhamento de expectativas entre escola e família;
• construir canais de comunicação efetivos com os familiares dos alunos, visando a promoção de um vínculo escolar comprometido com os processos educacionais.;
Programa
[Trilha 1] As concepções de família na contemporaneidade…..
[Trilha 2] Interação escola-família: construindo as bases de uma parceria…..
[Trilha 3] Estratégias efetivas para o engajamento da comunidade escolar
Público-alvo:
Professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.
Sobre os autores
Angela Di Paolo Mota é psicóloga, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Professora do curso de Pedagogia no Instituto Singularidades – São Paulo/SP. Áreas de atuação: Educação Infantil, Educação Inclusiva, Relação Escola-Família, Psicanálise e Desenvolvimento Humano.