Entrevista com Charles Fadel: a BNCC no contexto da escola

Charles Fadel foi um dos participantes do evento de lançamento da plataforma BNCC na Prática. Na ocasião, aproveitamos para conversar com ele sobre a importância de uma base curricular comum para o Brasil e quais são os caminhos para colocá-la em prática.

Para ele, a BNCC é um grande passo à frente para o Brasil, pois caminha na direção de ter objetivos relevantes e que respondem a demandas do mundo atual. Para implementá-la, ele aponta a importância de entendermos bem as dez competências gerais e como cada uma delas pode ser desenvolvida no contexto dos componentes curriculares. Faz a provocação:

“Como você ensina comunicação enquanto você ensina matemática? Como você ensina pensamento crítico enquanto ensina história? Como você ensina criatividade enquanto ensina artes?”

Fadel comenta a importância da plataforma BNCC na Prática, lançada em agosto de 2018, por tornar a BNCC muito granular, tangível e aplicável para os professores. Segundo ele, é importante que professores e professoras tenham formação e orientações detalhadas para que haja uma verdadeira implementação de longo prazo.

Por fim, ele reforça a importância de se trabalhar as competências no contexto de cada componente, de maneira explícita, deliberada, sistemática e compreensível — em, em algum ponto, demonstrável.

Para ouvir a fala de Charles Fadel, confira o vídeo:

Charles Fadel é fundador e presidente do Center for Curriculum Redesign (CCR), professor visitante da Harvard Graduate School of Education, mmbro da BIAC/OCDE, coautor do livro 21st Century Skills, fundador e presidente da Fondation Helvetica Educatio (em Genebra, na Suíça), conselheiro sênior da the Conference Board Human capital Exchange e da P21.org. Trabalha com sistemas e instituições educacionais em mais de trinta países.

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

ago 25, 2025

0
(0)
Público-alvo  Equipe escolar atuante no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.    Sobre o curso  O curso Introdução à Avaliação 360º SOMOS Educação explica o que é e qual a relevância desse programa de avaliação educacional em larga escala para a...

jul 31, 2025

3.5
(2)
Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e Ensino Médio que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Painel Diagnóstico dos Alunos. Sobre o curso Este curso tem como objetivo apresentar o Painel Diagnóstico dos Alunos, integrado ao...

jul 02, 2025

5
(1)
Público-alvo Educadores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) que atuam na Educação Infantil.   Sobre o curso A proposta deste curso é refletir sobre como e por que avaliamos as aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Avaliar é um verbo ativo que guia a ação pedagógica do educador,...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS