Novo Ensino Médio: o que muda e como me preparar?

Como sabemos, a reforma do Ensino Médio já é uma realidade em curso. Desde 2017, quando a  lei nº 13.415/2017 foi aprovada, alterando as diretrizes e bases da educação nacional, muito se discute sobre o que mudaria na prática, e sobre como implementar tais mudanças nas escolas de todo o país.

No ano de 2020, muitas escolas se planejaram e já começaram a colocar em andamento seus projetos piloto para o novo Ensino Médio, porém, com a pandemia do coronavírus, muitos desses planejamentos e muitas expectativas acabaram sendo frustradas.  Contudo, mesmo com esses imprevistos ocasionados pelo distanciamento social e o ensino remoto emergencial, o prazo para a adaptação das escolas à nova legislação segue sendo 2022 (ou seja, ano que vem!) e, devido a urgência da retomada das discussões e dos cronogramas de implementação, o PROFS trouxe aqui um breve resumo sobre o que você precisa saber para estar por dentro do novo Ensino Médio.

A centralidade da BNCC

A nova legislação prevê a obrigatoriedade da aplicação da Base Nacional Comum Curricular nas instituições de ensino. A intenção por trás dessa determinação é proporcionar aprendizagens, competências e desenvolvimento de habilidades comuns em todo o território nacional.

Embora somente as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática permaneçam obrigatórias aos 3 anos (com preservação do direito à língua materna no caso da população indígena), é necessário mencionar que a BNCC em si não exclui as demais disciplinas mas, organiza os conhecimentos de forma diferente, categorizando-os em 4 grandes áreas:

  • COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 
  • COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS 
  • COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS  
  • COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

É interessante pontuar, também, que a BNCC cria a oportunidade de se trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e transversal, bem como possibilita que sejam trabalhadas em sala de aula competências e habilidades socioemocionais. Ficou interessado e sente que precisa aprender mais sobre esse documento? Bom, no portfólio do PROFS você encontra uma seção inteira dedicada a cursos sobre a BNCC, trabalhando de forma específica cada área do conhecimento! Clique aqui para conferir e se aprofundar mais no assunto (ah, vale dizer que os nossos cursos emitem certificados!) 

Os itinerários formativos

Uma outra mudança em relação ao modelo tradicional do Ensino Médio diz respeito à flexibilização da formação dos alunos e o foco e incentivo à construção de projetos de vida. Assim, das 3.000 horas previstas pela legislação, 1.200 serão de escolha dos estudantes, de forma que esses possam escolher disciplinas e oficinas que vão de acordo com seus interesses.

Dessa maneira, os estudantes terão liberdade para montar sua grade curricular opcional pautados por uma ou mais áreas de conhecimento e escolhendo também se deseja ter foco em formação acadêmica, técnica ou profissionalizante. Esses seriam então os itinerários formativos.

Motivar e auxiliar os estudantes a refletirem de maneira crítica sobre suas habilidades, afinidades e perspectivas de vida é algo não só bem-vindo como essencial para seu desenvolvimento pessoal e exercício da cidadania. É importante elucidar que os adolescentes da faixa etária de 15 – 17 anos são, de fato, muitas vezes jovens demais para saberem ao certo que caminho profissional querem para sua vida, visto isso, é imprescindível orientá-los para uma escolha responsável, mesmo que ele futuramente possa mudar de ideia. 

Na plataforma do PROFS você também encontra cursos sobre essa temática, e já adiantamos que eles são fundamentais para você que trabalha com a orientação de crianças e adolescentes. Clique para conhecer o curso de Habilidades Socioemocionais para uma formação integral e Construção e execução de Projetos de Vida.

Saiba mais

Todas as informações fornecidas por nós podem ser encontradas nos canais oficiais do Ministério da Educação. Para conferir o projeto do Novo Ensino Médio na íntegra, recomendamos que dê uma olhada no Guia de Implementação do Novo Ensino Médio.

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

out 01, 2021

5
(1)
PROFS Blog

Autor: PROFS Blog

Será que o aluno está prestando atenção? Será que está realmente aprendendo? Um aluno de olhar fixo está focado ou distraído em pensamentos? Minha aula está impactando sua aprendizagem? Quantas vezes os professores se perguntam isso durante as aulas? E quantas vezes baseiam suas respostas na...

out 01, 2021

5
(1)
PROFS Blog

Autor: PROFS Blog

Nesse Webnário, os convidados Rochele Paz Fonseca e Mario Ghio, trazem provocações necessárias numa conversa  sobre o saber científico e a neurociência como formas de potencializar e impulsionar importantes transformações nas nossas escolas, na busca por um ensino de excelência.   Rochele Paz Fonseca É...

out 01, 2021

5
(1)
PROFS Blog

Autor: PROFS Blog

O cérebro humano é dotado de um acervo gigantesco de elementos computacionais (neurônios, sinapses e circuitos) capazes de produzir as nossas complexas funções comportamentais, afetivas e cognitivas. Além disso, esses elementos não são fixos mas, ao contrário, são altamente mutáveis por ação do ambiente, o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS