PNLD 2020: dicas para escolher um bom livro didático

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é o maior programa de distribuição de materiais didáticos do Brasil. O edital de 2020 atenderá as compras de livros para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Assim como no edital de 2019, o PNLD 2020 pede a consonância das obras selecionadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), objetivando o desenvolvimento integral dos estudantes e de suas  habilidades socioemocionais em sala de aula.

Portanto, já não há mais dúvidas sobre a importância dos livros didáticos na sala de aula para as diversas áreas de conhecimento. Por isso, a escolha desse material pode gerar inseguranças nos professores, trazendo à tona questionamentos como “em quais critérios devo me pautar?” ou “que livro faz mais sentido para meus alunos?”.

Tendo isso em vista — e considerando a proximidade com o prazo de escolha das obras —, buscaremos enumerar algumas dicas a partir de palavras-chave para facilitar esse momento. Confira:

Alinhamento

É crucial que sejam escolhidas obras didáticas que estejam alinhadas com o Projeto Político Pedagógico da escola. Para isso, é preciso analisar tanto o livro do aluno como o do professor, buscando identificar se a abordagem proposta condiz com o esperado pela comunidade escolar para a formação dos alunos. Uma estratégia que pode ser adotada é uma pré-seleção, por parte da diretoria e coordenação pedagógica, e posteriormente a definição pelos professores.

Contextualização e Diversidade

Um bom material didático necessariamente é contextualizado. Isso quer dizer que se tem como premissa a realidade do aluno, ou seja, o universo cultural da faixa etária pretendida. É claro que, num país tão grande e plural como o Brasil, não é possível abordar todas as realidades possíveis em “200 páginas”; por isso, deve-se dar preferência a obras que estejam em consonância com a realidade local da comunidade escolar e deem destaque ao maior leque temático possível, valorizando a diversidade cultural, respeitando os direitos humanos e com sensibilidade, sempre pensando em como os alunos se desenvolverão.

Tecnologia

Vivemos em mundo cada dia mais digital e os alunos já nascem inseridos nesse contexto. Com isso, buscar obras que valorizem o uso da tecnologia ou que proponham atividades digitais certamente aumentará o engajamento dos estudantes. Nos casos em que a estrutura escolar não propicie o uso efetivo da tecnologia, opte por livros que dialoguem com o mundo digital de outros modos, como pela apresentação desse universo nas páginas do próprio livro.

Interdisciplinaridade

Se visamos à formação integral dos alunos, é fundamental escolher um material didático que seja atual e que contenha propostas interdisciplinares. No mundo fora da escola, os alunos não lidam com os componentes curriculares separadamente, mas com o conjunto dos fatores. Assim, além de partir da realidade dos alunos, propostas interdisciplinares pautadas no conhecimento científico favorecem o desenvolvimento de um aprendizado significativo.

Protagonismo

Por fim, verifique em quem a obra pretendida coloca o protagonismo. Cada vez mais estudos apontam que o aprendizado se desenvolve mais efetivamente quando os alunos são ativos nesse processo. Portanto, é importante dar algum protagonismo aos alunos. Para isso, busque livros que estimulem os alunos a formular hipóteses, liderar, tomar decisões, resolver conflitos, entre outras habilidades.


Gostou desse conteúdo? Então clique aqui para curtir o PROFS no Facebook e ficar atualizado com as nossas novidades.

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 35

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Rebecca Silva

Licenciada em História/UEL e Mestra em Educação/UEL. Atuou na produção de livros didáticos para o PNLD e para o mercado privado. É Analista na área de Currículo e Avaliação da SOMOS Educação.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

maio 30, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores e gestores de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Sobre o curso A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, convidamos educadores do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio a conhecerem um pouco mais sobre a depressão,...

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS