A área de Currículo e Avaliação da SOMOS Educação, em parceria com a Profª. Guiomar Namo de Mello, desenvolveu o Glossário Digital BNCC, uma ferramenta com o objetivo de auxiliar professores e comunidade escolar a entender as diversas terminologias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Nós do PROFS conversamos com Currículo e Avaliação para saber um pouco mais sobre a ferramenta. Confira:
PROFS: Qual a principal proposta do glossário?
Currículo e Avaliação: A Base Nacional Comum Curricular traz diversas terminologias que precisam ser elucidadas para que o documento seja melhor compreendido, assim como toda a sua estrutura e a organização da Educação Básica em nosso país. Diante disso, elaboramos este material para ser uma ferramenta de apoio à formação dos educadores brasileiros.
P: Há quatro pilares principais: Igualdade, Educação Integral, Currículo e Estrutura da BNCC. Pode comentar um pouco sobre esses pilares e a escolha por cada um deles?
CA: A escolha desses quatro pilares se deu em função do próprio documento da BNCC, que foi criado com base no princípio da igualdade, para o desenvolvimento de uma educação integral, como instrumento norteador dos currículos das escolas, redes e sistemas de ensino, trazendo em sua estrutura um conjunto de competências e habilidades essenciais à formação do estudante brasileiro.
P: Como surgiu a ideia?
CA: A ideia surgiu do Presidente de Educação Básica da SOMOS Educação, Prof. Mario Ghio, que, em um evento, desafiou a Profª. Hydnéa a criar um glossário que contivesse os principais termos técnicos presentes na BNCC como forma de instrumentalizar os educadores brasileiros na interpretação do documento.
Leia Mais:
BNCC na Prática: o que é e como funciona
O que é contextualização na BNCC e qual a sua importância?
P: E quais foram as principais etapas do desenvolvimento?
CA: Esse trabalho começou ainda na Kroton, quando a Profª. Hydnéa convidou a Profª. Guiomar Namo de Mello, que prontamente aceitou, para integrar o projeto. As duas definiram os quatro pilares e cada uma assumiu a tarefa de escrever sobre dois deles. Com a aquisição da SOMOS, a Profª. Hydnéa assumiu a Gerência de Currículo e Avaliação e conheceu o trabalho que esta equipe, sob a Coordenação da Bianka de Andrade Silva, havia feito com a plataforma BNCC na Prática. Como os materiais eram complementares, a equipe de Currículo e Avaliação, principalmente a Marina Fortes, entrou em ação, compilou os dados, ajustou os textos e hoje o Glossário está disponível.
P: Qualquer pessoa pode acessar o glossário? Como funciona?
CA: Sim. É um documento aberto a todos os educadores brasileiros. Para acessar, basta clicar no link: https://www.bnccnapratica.com.br/glossario/