Educação antirracista – História e Cultura Afro-Brasileira

Público-alvo

O curso é destinado para professores, coordenadores e gestores do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio, em especial àqueles relacionados aos componentes curriculares Educação Artística, Literatura e História do Brasil.

 

Sobre o curso

A Lei n. 10.639, sancionada em 9 de janeiro de 2003, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96) ao tornar obrigatório o ensino da temática “História e cultura da África e Afro-Brasileira” nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares. O curso visa demonstrar a relevância do cumprimento da referida legislação que permite o reconhecimento identitário da população brasileira, independente da raça ou etnia pertencente.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • Compreender a relevância da Lei n. 10.639/03 para a comunidade escolar;
  • Desmistificar que a Lei n. 10.639/03 refere-se a apenas uma parcela da população no que compete a raça/cor/etnia;
  • Elaborar práticas pedagógicas que condizem com o cumprimento da Lei n. 10.639/03.

 

Programa

Nesta formação, estimada em 3 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:

  • Módulo 1: Contextos e percursos da Lei n. 10.639
  • Módulo 2: A lei na prática: possibilidades pedagógicas para uma educação antirracista 
  • Módulo 3: 20 anos depois: conquistas e desafios

 

Atividades do curso

Para garantir sua certificação, confira a atividade propostas neste curso:

  1. Atividade autoinstrucional contendo 4 questões sobre o conteúdo.

 

 

Sobre a autora

Clarissa Lima é Assessora Pedagógica na Somos Educação (Amplia), Professora, Mestra e Doutoranda em Educação pela (UFRJ). É pós-graduada em Relações Étnico-Raciais e Educação (CEFET-RJ) e pós-graduada em Psicopedagogia (Unifeso). É autora dos livros “Cor de Pele: valorizando as diferenças para as oportunidades serem iguais”, “Cor de Pele II: (Re)conhecer o passado para compreender o presente e transformar o futuro” e do infantil “Do Gelo ou do Fogo?”

 

Ficha técnica

Autoria: Clarissa Thaís Lima da Costa

Entrevistado: Prof. Dr. Renato Noguera

Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa

Produção Editorial: Laís Andriollo Trovarelli

Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza

Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS