Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Ético de Ensino.
Público-alvo
Educadores e coordenadores pedagógicos que atuam na Educação Infantil e adotam a Coleção Descobertas do Ético.
Sobre o curso
Sabemos que as crianças aprendem em interação com objetos, adultos, outras crianças e o próprio contexto. A partir dos saberes construídos, elas interagem, contrapõem e experienciam novas vivências que desencadeiam às suas aprendizagens. Entendemos ainda que, por meio dos sentidos elas se apropriam e (re)criam suas ideias e conceitos avançando nas suas aprendizagens. Segundo Bruna Ribeiro, “É preciso (re)pensar nossas formas de organização educacional!”, de forma a não impedir que as crianças vivenciem as suas infâncias, desenvolvam seu potencial, sua argumentação, decisão e escolha e explorem as múltiplas linguagens construindo assim a sua autonomia. Mas como pensar práticas que deem conta de todo este arcabouço da infância? Como pensar o contexto e por que pensá-lo?
Neste curso nosso pano de fundo é entender como cada vivência da Coleção Descobertas foi pensada na perspectiva da realização na sala de aula considerando as aprendizagens que devem ser garantidas em contextos de aprendizagens. Pretendemos ampliar o conhecimento didático e pedagógico sobre a Coleção Descobertas na Educação Infantil a partir da compreensão sobre o papel do contexto para as crianças. O contexto facilita o processo de ensino-aprendizagem, conservando as características da infância. Organizado em 4 módulos, o curso amplia a compreensão sobre a forma como foi pensada cada vivência orientando o planejamento do educador. O modo como foi estruturado, não apenas compartilha ideias e sugestões de práticas, como também problematiza os conceitos chave fundantes desta coleção.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
▪ compreender a proposta didática da Educação Infantil na Coleção Descobertas considerando a organização em vivências e desdobramentos dos objetivos de aprendizagem;
▪ analisar conceitos chave fundantes da Coleção Descobertas e interpretá-los à luz das práticas de sala de aula;
▪ entender como cada vivência foi pensada na perspectiva da sala de aula de modo a facilitar o planejamento feito pelo professor;
▪ relacionar a importância do contexto na Educação Infantil com as propostas de vivências da Coleção Descobertas;
▪ interpretar cada vivência proposta na coleção a partir do contexto, participação das crianças e das possíveis intervenções do educador.
Programa
Nesta formação, estimada em 3 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
[Módulo 1] – Vivências e experiências na Educação Infantil: qual a diferença?
[Módulo 2] – Contextos de aprendizagens e ambiente formador para crianças
[Módulo 3] – A Coleção Descobertas e o conceito de experiência
[Módulo 4] – Infâncias e escritas:a alfabetização na Coleção Descobertas
Autora
Cibele Mendanha
Graduada em pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA e mestre em educação pela Fundação Iberoamericana – FUNIBER. Especialista em supervisão escolar e gestão estratégica. Atuou como professora e gestora pedagógica nas redes pública e privada. Implantou e coordenou equipes de formação de educadores em projetos do Ministério da Educação – MEC. É autora de material didático (Educação Infantil) e literatura infantil. Atualmente presta consultoria na formação de gestores e capacitação de educadores – especialista em Sistema de Ensino pela Somos Educação.