[Ético] Coleção Descobertas – O papel do contexto nas aprendizagens das crianças

Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Ético de Ensino.

 

Público-alvo 

Educadores e coordenadores pedagógicos que atuam na Educação Infantil e adotam a Coleção Descobertas do Ético.

 

Sobre o curso  

Sabemos que as crianças aprendem em interação com objetos, adultos, outras crianças e o próprio contexto. A partir dos saberes construídos, elas interagem, contrapõem e experienciam novas vivências que desencadeiam às suas aprendizagens. Entendemos ainda que, por meio dos sentidos elas se apropriam e (re)criam suas ideias e conceitos avançando nas suas aprendizagens. Segundo Bruna Ribeiro, “É preciso (re)pensar nossas formas de organização educacional!”, de forma a não impedir que as crianças vivenciem as suas infâncias, desenvolvam seu potencial, sua argumentação, decisão e escolha e explorem as múltiplas linguagens construindo assim a sua autonomia. Mas como pensar práticas que deem conta de todo este arcabouço da infância? Como pensar o contexto e por que pensá-lo?
Neste curso nosso pano de fundo é entender como cada vivência da Coleção Descobertas foi pensada na perspectiva da realização na sala de aula considerando as aprendizagens que devem ser garantidas em contextos de aprendizagens. Pretendemos ampliar o conhecimento didático e pedagógico sobre a Coleção Descobertas na Educação Infantil a partir da compreensão sobre o papel do contexto para as crianças. O contexto facilita o processo de ensino-aprendizagem, conservando as características da infância. Organizado em 4 módulos, o curso amplia a compreensão sobre a forma como foi pensada cada vivência orientando o planejamento do educador. O modo como foi estruturado, não apenas compartilha ideias e sugestões de práticas, como também problematiza os conceitos chave fundantes desta coleção.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

▪ compreender a proposta didática da Educação Infantil na Coleção Descobertas considerando a organização em vivências e desdobramentos dos objetivos de aprendizagem;
▪ analisar conceitos chave fundantes da Coleção Descobertas e interpretá-los à luz das práticas de sala de aula;
▪ entender como cada vivência foi pensada na perspectiva da sala de aula de modo a facilitar o planejamento feito pelo professor;
▪ relacionar a importância do contexto na Educação Infantil com as propostas de vivências da Coleção Descobertas;
▪ interpretar cada vivência proposta na coleção a partir do contexto, participação das crianças e das possíveis intervenções do educador.
Programa
Nesta formação, estimada em 3 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
[Módulo 1] – Vivências e experiências na Educação Infantil: qual a diferença?
[Módulo 2] – Contextos de aprendizagens e ambiente formador para crianças
[Módulo 3] – A Coleção Descobertas e o conceito de experiência
[Módulo 4] – Infâncias e escritas:a alfabetização na Coleção Descobertas
Autora
Cibele Mendanha
Graduada em pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA e mestre em educação pela Fundação Iberoamericana – FUNIBER. Especialista em supervisão escolar e gestão estratégica. Atuou como professora e gestora pedagógica nas redes pública e privada. Implantou e coordenou equipes de formação de educadores em projetos do Ministério da Educação – MEC. É autora de material didático (Educação Infantil) e literatura infantil. Atualmente presta consultoria na formação de gestores e capacitação de educadores – especialista em Sistema de Ensino pela Somos Educação.
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 30, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores e gestores de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Sobre o curso A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, convidamos educadores do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio a conhecerem um pouco mais sobre a depressão,...

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS