A literatura infantil e a formação do leitor literário

Este curso pretende reunir as condições e as ferramentas necessárias para um trabalho com a literatura infantil formando alunos que não sejam apenas capazes de fruir o texto literário, mas também de compreendê-lo, por meio da análise dos recursos linguísticos e das imagens que o compõem. Compreender ativa e criticamente a obra literária não é um processo espontâneo, por isso, deve-se promover uma adequada escolarização da literatura, em que se garantam a capacidade de compreensão e o exercício de práticas variadas de leitura, sem que se perca de vista a fruição e o prazer em ler.

Essa premissa também vai ao encontro do que diz o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que, além de tratar a literatura como um direito humano, ressalta que os alunos devem “envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura”.

Por reconhecer as potencialidades dos professores, o curso buscará incentivar e proporcionar situações de formação que permitam novos conhecimentos e recursos pedagógicos para aperfeiçoar a ação do professor na escola. Mais uma vez, esse papel do professor é reforçado pelo texto da BNCC, ao afirmar que “as experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo”.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

• compreender a natureza e as características da literatura infantil;

• reconhecer a importância do trabalho com os diversos gêneros literários para a formação do leitor literário;

• ter critérios para fazer a curadoria de um acervo de livros infantis com reconhecida qualidade literária;

• planejar e executar ações didáticas para desenvolver as competências leitoras necessárias à compreensão ativa dos textos literários;

 

Programa

[Trilha 1] Era uma vez… Como tudo começou?

[Trilha 2] A escolarização da leitura literária

[Trilha 3] O acervo de literatura infantil e as práticas de leitura

[Trilha 4] Ações didáticas para o desenvolvimento das competências leitoras

 

Público-alvo:

Professores da Educação Infantil.

 

Sobre os autores

Cristiane Cagnoto Mori: Mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professora do Departamento de Linguística da PUC-SP nas graduações de Letras e de Fonoaudiologia de 1992 a 2015. É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2012 e da graduação em Linguagens da Faculdade SESI-SP de Educação, desde 2017. Tem atuado em projetos ligados à formação de professores no âmbito de escolas públicas e particulares. Coordena cursos online de formação de professores pelo CENPEC e pelo Instituto Singularidades e atua na análise e elaboração de materiais didáticos.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 14

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 28, 2024

0
(0)
Público-alvo  Professores e educadores de todas as disciplinas interessados em recursos e informações atualizadas para enriquecer seus currículos e ajudar a transmitir conceitos importantes sobre mudanças climáticas e ecologia. O curso fornece uma visão abrangente dos conceitos-chave relacionados ao cenário ambiental contemporâneo.    Sobre...

abr 30, 2024

4
(2)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o selo Líder em Mim (LEM).   Público-alvo Gestores, coordenadores e professores que atuam no segmentos de Ensino Fundamental – Anos Iniciais da rede Líder em Mim. Sobre o curso Um dos maiores desafios...

abr 29, 2024

0
(0)
Público-alvo   Professores e gestores da Educação Infantil.       Sobre o curso   O curso está dividido em quatro módulos, focados em aspectos fundamentais da Neurociência na Educação Infantil. Iniciamos com a exploração das bases neurobiológicas do desenvolvimento cerebral nas crianças de 0 a 5...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS