[Anglo] Ciências – Caderno 4 do 9° ano – Sugestões para abordagem do conteúdo do Setor A

Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema de Ensino Anglo.

 

Público-alvo

Professores de Ciências (Biologia, Física e Química) e gestores do Ensino Fundamental Anos Finais do Anglo.

 

Sobre o curso

A Base Comum Curricular (BNCC), documento com força de lei promulgado em 2017, “define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”. Assim, para atender à BNCC, além da inserção de novos conteúdos, a nova edição do material do Ensino Fundamental Anos Finais do Anglo exigiu que a distribuição de temas fosse atualizada.
À luz desse cenário, o curso, ministrado pelos autores do material de Ciências do Anglo, visa oferecer orientações e alternativas para a abordagem dos temas de Biologia trabalhados no Caderno 4 do 9° ano, além de esclarecer quais são os conteúdos essenciais de cada módulo, facilitando a prática pedagógica em sala de aula e possibilitando o cumprimento das habilidades da BNCC obrigatórias para essa série.
Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

▪ Compreender quais são os conteúdos essenciais de cada módulo do 9° ano, Caderno 4, Setor A de Ciências.
▪ Elaborar práticas pedagógicas condizentes com o cumprimento das habilidades
da Unidade Temática Vida e Evolução da BNCC previstas para o 9° ano.
Programa
Nesta formação, estimada em 2 horas, você aprenderá sobre os seguintes assuntos:
  • [Parte 1] – Introdução e Módulo 14 (Hereditariedade)
  • [Parte 2] – Módulo 15 (Genes e Biotecnologia)
  • [Parte 3] – Módulo 16 (Doenças genéticas e aconselhamento genético)
  • [Parte 4] – Módulo 17 (Evolução é transformação)
Sobre os autores
João Usberco
José Manoel Martins
Rodrigo Machado Martins
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

set 11, 2025

0
(0)
Público-alvo  Professores do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio.  Sobre o curso  Com a crescente necessidade de que educadores abordem a questão ambiental em suas aulas por meio de metodologias mais participativas, este curso introduz a Educação Ambiental (algumas de suas...

ago 25, 2025

0
(0)
Público-alvo  Equipe escolar atuante no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.    Sobre o curso  O curso Introdução à Avaliação 360º SOMOS Educação explica o que é e qual a relevância desse programa de avaliação educacional em larga escala para a...

jul 31, 2025

3.5
(2)
Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e Ensino Médio que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Painel Diagnóstico dos Alunos. Sobre o curso Este curso tem como objetivo apresentar o Painel Diagnóstico dos Alunos, integrado ao...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS