Aprendizagem ativa – Método de estudo de caso

Público-alvo

Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.   

 

Sobre o curso

Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso está estruturado em um módulo único, focando em como utilizar narrativas e situações do cotidiano para engajar os estudantes, estimular a tomada de decisão e criar experiências significativas em sala de aula. Serão exploradas as relações entre o método de estudo de caso e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de como incorporar tecnologias e inteligência artificial para tornar os estudos de caso mais interativos e atraentes. Vamos explorar como você pode utilizar narrativas de situações diversas para desenvolver habilidades críticas e envolver os alunos em discussões significativas. Os estudantes viverão experiências significativas, com muitos momentos colaborativos e tomadas de decisão. 

 

Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: 

  • Utilizar o método de estudo de caso para promover a aprendizagem ativa. 
  • Desenvolver o pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. 
  • Integrar tecnologias e multimídias para tornar os estudos de caso mais dinâmicos e envolventes. 
  • Aplicar a inteligência artificial na criação de estudos de caso relevantes para o seu contexto e área do conhecimento. 

 

Programa 

Nesta formação, estimada em 1 hora, você vai aprender sobre o seguinte assunto: 

  • Módulo 1: Método de estudo de caso  

   

Sobre a autora 

Emilly Fidelix é criadora do @seligaprof, página de conteúdo educacional que impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, certificada em Storytelling pela Full Sail University, pesquisadora em Educação e professora de pós-graduação.   

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 2

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

set 11, 2025

0
(0)
Público-alvo  Professores do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio.  Sobre o curso  Com a crescente necessidade de que educadores abordem a questão ambiental em suas aulas por meio de metodologias mais participativas, este curso introduz a Educação Ambiental (algumas de suas...

ago 25, 2025

0
(0)
Público-alvo  Equipe escolar atuante no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.    Sobre o curso  O curso Introdução à Avaliação 360º SOMOS Educação explica o que é e qual a relevância desse programa de avaliação educacional em larga escala para a...

jul 31, 2025

3.5
(2)
Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e Ensino Médio que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Painel Diagnóstico dos Alunos. Sobre o curso Este curso tem como objetivo apresentar o Painel Diagnóstico dos Alunos, integrado ao...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS