Aprendizagem ativa – Método de estudo de caso

Público-alvo

Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.   

 

Sobre o curso

Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso está estruturado em um módulo único, focando em como utilizar narrativas e situações do cotidiano para engajar os estudantes, estimular a tomada de decisão e criar experiências significativas em sala de aula. Serão exploradas as relações entre o método de estudo de caso e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de como incorporar tecnologias e inteligência artificial para tornar os estudos de caso mais interativos e atraentes. Vamos explorar como você pode utilizar narrativas de situações diversas para desenvolver habilidades críticas e envolver os alunos em discussões significativas. Os estudantes viverão experiências significativas, com muitos momentos colaborativos e tomadas de decisão. 

 

Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: 

  • Utilizar o método de estudo de caso para promover a aprendizagem ativa. 
  • Desenvolver o pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. 
  • Integrar tecnologias e multimídias para tornar os estudos de caso mais dinâmicos e envolventes. 
  • Aplicar a inteligência artificial na criação de estudos de caso relevantes para o seu contexto e área do conhecimento. 

 

Programa 

Nesta formação, estimada em 1 hora, você vai aprender sobre o seguinte assunto: 

  • Módulo 1: Método de estudo de caso  

   

Sobre a autora 

Emilly Fidelix é criadora do @seligaprof, página de conteúdo educacional que impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, certificada em Storytelling pela Full Sail University, pesquisadora em Educação e professora de pós-graduação.   

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 2

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 31, 2025

3.5
(2)
Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e Ensino Médio que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Painel Diagnóstico dos Alunos. Sobre o curso Este curso tem como objetivo apresentar o Painel Diagnóstico dos Alunos, integrado ao...

jul 02, 2025

5
(1)
Público-alvo Educadores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) que atuam na Educação Infantil.   Sobre o curso A proposta deste curso é refletir sobre como e por que avaliamos as aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Avaliar é um verbo ativo que guia a ação pedagógica do educador,...

maio 30, 2025

5
(2)
Público-alvo Professores e gestores de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Sobre o curso A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, convidamos educadores do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio a conhecerem um pouco mais sobre a depressão,...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS