O objetivo deste curso é que vocês, professores, possam ver e/ou rever concepções e práticas de avaliação e refletir sobre sua importância nos contextos escolares e na gestão dos sistemas de ensino, bem como discutir alguns dos desafios postos aos educadores na atualidade com relação a essa questão.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
• refletir sobre as diferentes abordagens da avaliação educacional, discutindo conceitos e processos envolvidos;
• ampliar o domínio de concepções e processos avaliativos;
• analisar diferentes instrumentos e práticas de avaliação e sua relação com o planejamento;
• posicionar-se em relação às concepções pedagógicas que fundamentam a prática avaliativa;
• elaborar instrumentos de avaliação, respeitando os objetivos previstos para a disciplina;
• conhecer a expectativa da excelência escolar na proposta de escolarização de todos e as teorizações sobre produção do fracasso escolar, além de ampliar a reflexão sobre o modo como a escola lida com erro;
• conhecer como é obtido o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e refletir acerca das possibilidades de medir a qualidade do ensino. ;
Programa
[Trilha 1] História da avaliação.
[Trilha 2] Conceituando os diferentes tipos de avaliação.
[Trilha 3] Planejamento escolar e avaliação da aprendizagem.
[Trilha 4] Instrumentos e práticas de avaliação.
[Trilha 5] Avaliação e enfrentamento do Fracasso Escolar.
Público-alvo:
Professores do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio
Sobre os autores
Cristiane Boneto – Autora e assessora pedagógica, formada em Pedagogia pela USP, mestra em Educação Matemática pela PUC-SP, pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Matemática pela UNIFRAN em parceria com o MATHEMA e MBA em Gestão Escolar pela USP.
Maria Estela Lacerda Ferreira – Pedagoga, formadora de professores, professora do curso de Pedagogia no Instituto Singularidades desde 2003, mediadora de cursos EaD, coach, mestranda em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta de Portugal.
Andrés Reyes- Trabalha há 25 anos com Educação Básica. Atualmente é professor dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Superior. Pesquisador na área de formação de professores.