O curso inicia com uma breve retomada do percurso histórico que gerou a atual versão da BNCC para Educação Infantil, resultando nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Além de mostrar ao professor ações pedagógicas intencionais e planejadas que articulem os campos de experiências da BNCC com a promoção de contextos de aprendizagem significativos e desafiadores para as crianças.
Objetivos
Entender que a intencionalidade educativa é fundamental para promover experiências de aprendizagem significativas na Educação Infantil;
Planejar ações e ressignificar estratégias didáticas do professor, considerando as aprendizagens essenciais da BNCC representadas pelos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os eixos estruturantes do currículo e os campos de experiência na Educação Infantil;
Programa
[Trilha 1] A Educação Infantil na BNCC: aspectos históricos e temas atuais
[Trilha 2] A transposição didática para crianças de 0 a 3 anos (creches)
[Trilha 3] A transposição didática para crianças de 4 e 5 anos (pré-escolas)
Público-alvo:
o:Professores da Educação Infantil.
Sobre os autores
Angela Di Paolo Mota – Graduada em Psicologia pela UFPa, Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora do curso de graduação em Pedagogia e coordenadora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia: práticas educacionais e contextos de intervenção do Instituto Singularidades. Coordenadora da linha de pesquisa “Educação Infantil: articulações entre cuidar e educar (0 a 3 anos) e os campos de experiência (4 e 5 anos)”. Assessora pedagógica em instituições públicas e particulares com foco na Educação Infantil, Educação Inclusiva e relação escola-família. Participante da pesquisa sobre Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), realizada a pedido do Ministério da Saúde, com financiamento da FAPESP e CNPq.
Fernanda Arantes – Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano Pelo IPUSP e doutoranda em Educação pela FEUSP, Especialista em Psicanálise com crianças, Professora da graduação em Pedagogia do Instituto Singularidades. Membro efetivo do Departamento Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae, Coordenadora do projeto Babel-Pê e membro fundadora do NAU- práticas educativas. Assessora e consultora em Educação Inclusiva e da área de Educação Infantil em escolas privadas e públicas.