BNCC Educação Infantil

O curso inicia com uma breve retomada do percurso histórico que gerou a atual versão da BNCC para Educação Infantil, resultando nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Além de mostrar ao professor ações pedagógicas intencionais e planejadas que articulem os campos de experiências da BNCC com a promoção de contextos de aprendizagem significativos e desafiadores para as crianças.

 

Objetivos

Entender que a intencionalidade educativa é fundamental para promover experiências de aprendizagem significativas na Educação Infantil;

Planejar ações e ressignificar estratégias didáticas do professor, considerando as aprendizagens essenciais da BNCC representadas pelos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os eixos estruturantes do currículo e os campos de experiência na Educação Infantil;

 

Programa

[Trilha 1] A Educação Infantil na BNCC: aspectos históricos e temas atuais

[Trilha 2] A transposição didática para crianças de 0 a 3 anos (creches)

[Trilha 3] A transposição didática para crianças de 4 e 5 anos (pré-escolas)

 

Público-alvo:

o:Professores da Educação Infantil.

 

Sobre os autores

Angela Di Paolo Mota – Graduada em Psicologia pela UFPa, Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora do curso de graduação em Pedagogia e coordenadora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia: práticas educacionais e contextos de intervenção do Instituto Singularidades. Coordenadora da linha de pesquisa “Educação Infantil: articulações entre cuidar e educar (0 a 3 anos) e os campos de experiência (4 e 5 anos)”. Assessora pedagógica em instituições públicas e particulares com foco na Educação Infantil, Educação Inclusiva e relação escola-família. Participante da pesquisa sobre Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), realizada a pedido do Ministério da Saúde, com financiamento da FAPESP e CNPq.

Fernanda Arantes – Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano Pelo IPUSP e doutoranda em Educação pela FEUSP, Especialista em Psicanálise com crianças, Professora da graduação em Pedagogia do Instituto Singularidades. Membro efetivo do Departamento Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae, Coordenadora do projeto Babel-Pê e membro fundadora do NAU- práticas educativas. Assessora e consultora em Educação Inclusiva e da área de Educação Infantil em escolas privadas e públicas.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.9 / 5. Votos: 17

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Fernanda Arantes


Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP e doutoranda em Educação pela FEUSP, Especialista em Psicanálise com crianças, Professora da graduação em Pedagogia do Instituto Singularidades. Membro efetivo do Departamento Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae, membro fundadora do NAU- práticas educativas. Assessora e consultora em Educação Inclusiva e da área de Educação Infantil em escolas privadas e públicas.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

fev 03, 2025

5
(1)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso é voltado para a apresentação de técnicas curtas de ensino que podem ser aplicadas em diversos momentos da aula, proporcionando uma maneira rápida e eficaz de revisar conteúdos, avaliar a...

fev 03, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso apresenta o uso do storytelling como uma estratégia para transformar aulas expositivas em experiências que encantam. Storytelling aplicado à Educação trata-se do uso de narrativas para facilitar o aprendizado. Ao...

fev 03, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso explora a aprendizagem baseada em jogos como uma metodologia inovadora para engajar os alunos e promover o aprendizado de forma lúdica e significativa. Também abordamos a distinção entre aprendizagem baseada...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS