BNCC Educação Infantil

O curso inicia com uma breve retomada do percurso histórico que gerou a atual versão da BNCC para Educação Infantil, resultando nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Além de mostrar ao professor ações pedagógicas intencionais e planejadas que articulem os campos de experiências da BNCC com a promoção de contextos de aprendizagem significativos e desafiadores para as crianças.

 

Objetivos

Entender que a intencionalidade educativa é fundamental para promover experiências de aprendizagem significativas na Educação Infantil;

Planejar ações e ressignificar estratégias didáticas do professor, considerando as aprendizagens essenciais da BNCC representadas pelos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os eixos estruturantes do currículo e os campos de experiência na Educação Infantil;

 

Programa

[Trilha 1] A Educação Infantil na BNCC: aspectos históricos e temas atuais

[Trilha 2] A transposição didática para crianças de 0 a 3 anos (creches)

[Trilha 3] A transposição didática para crianças de 4 e 5 anos (pré-escolas)

 

Público-alvo:

o:Professores da Educação Infantil.

 

Sobre os autores

Angela Di Paolo Mota – Graduada em Psicologia pela UFPa, Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora do curso de graduação em Pedagogia e coordenadora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia: práticas educacionais e contextos de intervenção do Instituto Singularidades. Coordenadora da linha de pesquisa “Educação Infantil: articulações entre cuidar e educar (0 a 3 anos) e os campos de experiência (4 e 5 anos)”. Assessora pedagógica em instituições públicas e particulares com foco na Educação Infantil, Educação Inclusiva e relação escola-família. Participante da pesquisa sobre Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), realizada a pedido do Ministério da Saúde, com financiamento da FAPESP e CNPq.

Fernanda Arantes – Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano Pelo IPUSP e doutoranda em Educação pela FEUSP, Especialista em Psicanálise com crianças, Professora da graduação em Pedagogia do Instituto Singularidades. Membro efetivo do Departamento Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae, Coordenadora do projeto Babel-Pê e membro fundadora do NAU- práticas educativas. Assessora e consultora em Educação Inclusiva e da área de Educação Infantil em escolas privadas e públicas.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.9 / 5. Votos: 17

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Fernanda Arantes


Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP e doutoranda em Educação pela FEUSP, Especialista em Psicanálise com crianças, Professora da graduação em Pedagogia do Instituto Singularidades. Membro efetivo do Departamento Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae, membro fundadora do NAU- práticas educativas. Assessora e consultora em Educação Inclusiva e da área de Educação Infantil em escolas privadas e públicas.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso...

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso O curso aborda a aprendizagem baseada em projetos (ABP) como uma metodologia essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Com foco na aplicação prática, apresentamos as ferramentas necessárias para...

jan 06, 2025

5
(1)
Público-alvo   Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.     Sobre o curso   Este curso oferece aos participantes uma introdução aos conceitos fundamentais da aprendizagem ativa, explorando como essa abordagem se diferencia das metodologias ativas. O curso abordará os benefícios da aprendizagem ativa para o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS