BNCC Linguagens – Ensino Fundamental

O curso está organizado para os professores do Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais conhecerem as proposições da BNCC para a área do conhecimento de Linguagens e, também, desenvolverem ações pedagógicas que articulem as especificidades do seu cotidiano escolar, promovendo aos alunos contextos de aprendizagem e desenvolvimento mais adequados aos desafios do mundo atual.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

• conhecer e refletir sobre a concepção de aluno e de professor para a BNCC do Ensino Fundamental anos iniciais e finais;

• compreender as competências gerais e específicas da área do conhecimento: Linguagens;

• entender características gerais e competências específicas de cada componente curricular da área de Linguagens;

• propor práticas que podem ser utilizadas em sua sala de aula, a partir das orientações da BNCC;

• entender como acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa.;

 

Programa

[Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor que propõe a BNCC

[Trilha 2] O que é a área de Linguagens e como ela é composta na BNCC

[Trilha 3] Os componentes cuuriculares da área de Linguagens na BNCC

 

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais)

 

Sobre os autores

Claudiane Gurgel Bickel – Mestre em Letras: Estudos Literários, com ênfase em Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, com licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Atua principalmente como Professora de Língua Portuguesa, leitura e produção de textos, português instrumental, conhecimentos linguísticos e literatura. Lecionou nos seguintes níveis de ensino e instituições: ensino médio e ensino superior em cursos técnicos e cursos superiores do CEFET-MG; ensino tecnológico no Curso de Formação de Soldados da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais; ensino superior no UNIBH; nos cursos superiores de Engenharia de Agrimensura e Engenharia de Produção na FEAMIG; no superior curso de Administração da FBMG. Atuou como professora de Língua Inglesa em Educação Básica, nível fundamental e médio, no Colégio Batista Mineiro, e, em nível superior, no curso de Comércio Exterior da FBMG, e em cursos livres de idiomas. Desenvolve estudos acadêmicos sobre subjetividade e subalternidade em teoria da literatura.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 17

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

out 27, 2023

0
(0)
Público-alvo O curso é destinado para professores, coordenadores e gestores do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio, em especial àqueles relacionados aos componentes curriculares Educação Artística, Literatura e História do Brasil.   Sobre o curso A Lei n. 10.639, sancionada em...

out 02, 2023

0
(0)
Público-alvo  Professores do Ensino Fundamental – Anos iniciais e Anos finais – e do Ensino Médio, com foco em Língua Portuguesa.     Sobre o curso  Este curso está organizado em três módulos, que visam identificar problemas comuns de leitura e interpretação de textos; apresentar...

ago 30, 2023

4.3
(9)
Lançamento dia 06/09/2023 😉    Público-alvo Professores e educadores que atuam no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio. Sobre o curso Para que seja possível a inclusão, são imprescindíveis ações que promovam a equidade e o respeito às diferenças, entre...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS