[Coletivo Leitor] A formação do leitor literário

Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Coletivo Leitor e PAR Literatura.

 

Público-alvo

Professores e coordenadores pedagógicos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Sobre o curso

Nós que estamos todos os dias na sala de aula, temos algo em comum: acreditamos no ensino da Literatura como uma forma de transformar pessoas. É através da experiência literária que podemos conhecer novos universos e emoções, além de compreender os caminhos da existência humana por meio dessa experiência estética. E seguramente algumas questões que nos acompanham no processo de ensino da Literatura são: como transformar nossos alunos e alunas em leitores literários? Como construir em sala as melhores práticas de leitura literária? O que fazer quando o livro chega às mãos do aluno pela primeira vez? Como mediar o processo de imersão na narrativa literária? O que conversar com os alunos durante a leitura? E depois de finalizado o trabalho, qual é a melhor forma de avaliar a leitura?

Estamos prestes a começar este curso de Formação de Práticas Literárias. Juntos, vamos conversar sobre algumas possibilidades de trabalho em sala de aula, de abordagem de temas transversais dentro da Literatura, de práticas e atividades que possam ampliar a compreensão de leitura e de comunidades leitoras. Buscaremos entender como fazer tudo isso de uma forma lúdica, interessante e criativa, sempre com um olhar atento para a organização que a BNCC propõe. Conversaremos sobre rodas de apreciação, itinerários para a autonomia leitora, leitura compartilhada, produção de resenhas e indicações literárias, além das sessões simultâneas de leitura e clubes de leitores.

Entendemos que a formação do leitor literário passa pela vivência de uma experiência estética e social. É na relação do leitor com o livro e com a comunidade literária que se centram as potencialidades do nosso ensino. Enfim, a partir das práticas pedagógicas presentes nesse curso, buscaremos realizar o papel da Literatura: o de ampliação do imaginário e de construção do pensamento crítico, pilares fundamentais para o desenvolvimento dos nossos leitores literários.

 

Programa

Nesta formação, estimada em 40 horas, você vai aprender sobre:

  • [Módulo 1] Formação do leitor literário
  • [Módulo 2] Leitura literária na Base Nacional Curricular Comum
  • [Módulo 3] Introdução às práticas de leitura literária
  • [Módulo 4] Práticas de leitura literária

 

Sobre os autores

Maurício Soares Filho

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores e professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um tema complexo que suscita debates importantes sobre a infância e adolescência contemporâneas....

jun 25, 2024

0
(0)
 Público-alvo  Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.    Sobre o curso  Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down),...

maio 28, 2024

0
(0)
Público-alvo  Professores e educadores de todas as disciplinas interessados em recursos e informações atualizadas para enriquecer seus currículos e ajudar a transmitir conceitos importantes sobre mudanças climáticas e ecologia. O curso fornece uma visão abrangente dos conceitos-chave relacionados ao cenário ambiental contemporâneo.    Sobre...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS