Como engajar a comunidade escolar

Sabemos que família e escola são duas instituições fundamentais para o processo de desenvolvimento de cada pessoa, podendo impulsionar ou inibir o seu crescimento físico, intelectual e social. O alinhamento entre as expectativas e os objetivos da escola e da família favorece o aumento das capacidades cognitivas, sociais e culturais da criança e do adolescente, assim como a ampliação de seus repertórios como sujeitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Neste curso, discutiremos as atribuições e as responsabilidades da família e da escola, oferecendo estratégias que promovam o aprimoramento de sua relação e o alinhamento das expectativas entre ambos. Buscaremos favorecer a criação de canais de comunicação entre escola e família que possam facilitar o engajamento familiar, a troca de informações e a coparticipação nos processos educacionais.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de: • reconhecer a diversidade de configurações familiares que fazem parte da história de vida dos alunos na escola;

• compreender e desenvolver estratégias que promovam o alinhamento de expectativas entre escola e família;

• construir canais de comunicação efetivos com os familiares dos alunos, visando a promoção de um vínculo escolar comprometido com os processos educacionais.;

 

Programa

[Trilha 1] As concepções de família na contemporaneidade…..

[Trilha 2] Interação escola-família: construindo as bases de uma parceria…..

[Trilha 3] Estratégias efetivas para o engajamento da comunidade escolar

 

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Angela Di Paolo Mota é psicóloga, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Professora do curso de Pedagogia no Instituto Singularidades – São Paulo/SP. Áreas de atuação: Educação Infantil, Educação Inclusiva, Relação Escola-Família, Psicanálise e Desenvolvimento Humano.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.9 / 5. Votos: 22

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Angélica Kimie Inada

Possui graduação e licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora na Educação Básica na cidade de Campinas/SP.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

jul 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores e professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um tema complexo que suscita debates importantes sobre a infância e adolescência contemporâneas....

jun 25, 2024

0
(0)
 Público-alvo  Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.    Sobre o curso  Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down),...

maio 28, 2024

0
(0)
Público-alvo  Professores e educadores de todas as disciplinas interessados em recursos e informações atualizadas para enriquecer seus currículos e ajudar a transmitir conceitos importantes sobre mudanças climáticas e ecologia. O curso fornece uma visão abrangente dos conceitos-chave relacionados ao cenário ambiental contemporâneo.    Sobre...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS