Como lidar com emoções difíceis

Sobre o curso:

O curso propõe reflexões e estudos acerca da maneira como gestores, docentes e especialistas lidam com as emoções em sala de aula. Também aborda a importância de se transformar a maneira como lidamos com as emoções para melhorar as relações na escola e favorecer o desenvolvimento socioafetivo de crianças e adolescentes.

Objetivos:

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

• reconhecer que os sentimentos e emoções (como raiva, irritabilidade, tristeza, angústia etc.) são naturais e fazem parte das relações interpessoais;
• refletir sobre como as emoções interferem em nossas ações;
• compreender a importância do autoconhecimento para a autorregulação das emoções;
• aplicar propostas educativas para o trabalho com as emoções na escola;
• desenvolver estratégias educativas mais eficazes para a expressão de sentimentos (especialmente nos momentos de raiva, irritabilidade, tristeza, angústia, entre outros);
• utilizar técnicas de comunicação para lidar com as situações difíceis em sala de aula.

Programa:

Nesta formação, estimada em quatro horas, você aprenderá sobre os seguintes assuntos: 

• Módulo 1: Sentimentos, emoções e as nossas relações na escola
• Módulo 2: Como expressamos nossas emoções? O papel da comunicação assertiva
• Módulo 3: Técnicas de Comunicação Assertiva (Mensagem-Eu e Escuta Ativa)

Atividades do curso:

Para garantir sua certificação, confira a atividade proposta neste curso:

1. Ao final do Módulo 3, você poderá acessar a atividade final, contendo questões sobre o conteúdo do curso e a qualidade da sua comunicação.

Sobre as Autoras:

Soraia Campos

Gestora de Projetos da Convivere Mais – Assessoria e Formação. É Pedagoga, Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Especialista em Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral. Integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unesp/Unicamp) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância (NPEEI – Instituto Vera Cruz/SP

Thais Bozza
Gestora de Projetos da Convivere Mais – Assessoria e Formação. É Pedagoga, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Especialista em Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral (UNIFRAN). Integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unesp/Unicamp) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância (NPEEI – Instituto Vera Cruz/SP).
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 2

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS