Como lidar com emoções difíceis

Sobre o curso:

O curso propõe reflexões e estudos acerca da maneira como gestores, docentes e especialistas lidam com as emoções em sala de aula. Também aborda a importância de se transformar a maneira como lidamos com as emoções para melhorar as relações na escola e favorecer o desenvolvimento socioafetivo de crianças e adolescentes.

Objetivos:

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

• reconhecer que os sentimentos e emoções (como raiva, irritabilidade, tristeza, angústia etc.) são naturais e fazem parte das relações interpessoais;
• refletir sobre como as emoções interferem em nossas ações;
• compreender a importância do autoconhecimento para a autorregulação das emoções;
• aplicar propostas educativas para o trabalho com as emoções na escola;
• desenvolver estratégias educativas mais eficazes para a expressão de sentimentos (especialmente nos momentos de raiva, irritabilidade, tristeza, angústia, entre outros);
• utilizar técnicas de comunicação para lidar com as situações difíceis em sala de aula.

Programa:

Nesta formação, estimada em quatro horas, você aprenderá sobre os seguintes assuntos: 

• Módulo 1: Sentimentos, emoções e as nossas relações na escola
• Módulo 2: Como expressamos nossas emoções? O papel da comunicação assertiva
• Módulo 3: Técnicas de Comunicação Assertiva (Mensagem-Eu e Escuta Ativa)

Atividades do curso:

Para garantir sua certificação, confira a atividade proposta neste curso:

1. Ao final do Módulo 3, você poderá acessar a atividade final, contendo questões sobre o conteúdo do curso e a qualidade da sua comunicação.

Sobre as Autoras:

Soraia Campos

Gestora de Projetos da Convivere Mais – Assessoria e Formação. É Pedagoga, Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Especialista em Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral. Integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unesp/Unicamp) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância (NPEEI – Instituto Vera Cruz/SP

Thais Bozza
Gestora de Projetos da Convivere Mais – Assessoria e Formação. É Pedagoga, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Especialista em Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral (UNIFRAN). Integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unesp/Unicamp) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância (NPEEI – Instituto Vera Cruz/SP).
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 2

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

out 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Professores, gestores e demais profissionais da Educação que atuam no Ensino Médio.    Sobre o curso Organizado em 4 módulos, o curso se inicia abordando a importância da autonomia da aprendizagem no desenvolvimento de estudantes críticos e pensantes. Posteriormente, são apresentados os conceitos-chave e...

set 23, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores, coordenadores e professores de escolas dos segmentos Ensino Fundamental e Médio.    Sobre o curso  Hoje, a tecnologia permite o desenvolvimento de ferramentas capazes de apoiar o processo de aprendizagem de cada aluno de forma personalizada. As soluções educacionais adaptativas da SOMOS...

set 23, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores, coordenadores e professores de escolas dos segmentos Ensino Fundamental e Médio.    Sobre o curso  A inteligência artificial chegou para ficar e tem um potencial imensurável. Sendo aplicada à educação com metodologias adequadas, ela é capaz de aprimorar profundamente o ensino e...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS