Como trabalhar projetos em sala de aula

O curso é destinado aos professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio para que eles aprendam a desenvolver as múltiplas competências dos alunos por meio de um trabalho interdisciplinar e transversal, rompendo com a fragmentação disciplinar do conhecimento. O principal objetivo dessa formação é ensinar ao professor a implementar projetos em suas aulas e como eles devem estabelecer relações com o cotidiano do aluno.

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: • apresentar algumas práticas de projetos que estimulem a interdisciplinaridade, a transversalidade e/ou o conhecimento específico;

• ressaltar a importância e os benefícios do trabalho com projetos como forma de estimular o aluno a desenvolver suas habilidades e competências;

• conscientizar o professor de que é possível trabalhar com projetos em busca de um ensino mais integrador e que esteja relacionado a questões reais, à socialização e na superação da fragmentação do saber, proporcionando autonomia e protagonismo aos alunos.

Programa

[Trilha 1] A elaboração de projetos didáticos para desenvolver as múltiplas competências dos alunos.

[Trilha 2] A seleção de projetos de acordo com a realidade vivenciada nas escolas.

[Trilha 3] Como implementar os projetos e sistematizar os conhecimentos de forma integrada.

Público Alvo

Professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

Autor:

Guaciara Marques Soares – Bacharel e licenciada em História, Bacharel em Letras pela FFLCH/USP. Mestrado em Linguística Geral e Semiótica pela FFLCH/USP. Professora de História na educação básica há 30 anos. Leciona no Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar. Atuou no Ensino Superior nos Cursos de Graduação em Administração, Contabilidade, Pedagogia e Direito e na Pós-Graduação no curso de Formação de Docentes para o Ensino Superior. Ministrou cursos na modalidade EAD. Premiada por projetos na área de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas e Prevenção a DST/AIDS.

 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 17

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Guaciara Marques Soares

Bacharel e licenciada em História, Bacharel em Letras pela FFLCH/USP. Mestrado em Linguística Geral e Semiótica pela FFLCH/USP. Professora de História na educação básica há 30 anos. Leciona no Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar. Premiada por projetos na área de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas e Prevenção a DST/AIDS.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

jun 08, 2022

5
(1)
Julci Rocha

Autor: Julci Rocha

Este curso aborda como a personalização do ensino pode favorecer a aprendizagem ativa dos estudantes, ao oportunizar diferentes didáticas, vivências e atividades em sala de aula. Para contribuir com o tema, convidamos as professoras Elizabeth Santos e Elisângela Pereira, que atuam no Ensino Fundamental,...

jun 08, 2022

5
(1)
Julci Rocha

Autor: Julci Rocha

Avaliação é um tema que nunca se esgota, está sempre em discussão. Por mais que os professores já conheçam e utilizem vários tipos de instrumentos avaliativos, sempre restam dúvidas se esse processo é efetivo, se realmente verifica a aprendizagem. Por isso, neste curso, trabalharemos...

maio 06, 2022

1
(1)
Lançamento dia 12/05/2022, fique de olho! 😉   Público-alvo     Coordenadores, professores das escolas parceiras.   Sobre o curso    O curso tem por objetivo explicar a modalidade Inglês e abordar as principais características da solução Carnegie Speech presente na Plurall Store que se encaixam nessa modalidade....
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS