Como trabalhar projetos em sala de aula

O curso é destinado aos professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio para que eles aprendam a desenvolver as múltiplas competências dos alunos por meio de um trabalho interdisciplinar e transversal, rompendo com a fragmentação disciplinar do conhecimento. O principal objetivo dessa formação é ensinar ao professor a implementar projetos em suas aulas e como eles devem estabelecer relações com o cotidiano do aluno.

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: • apresentar algumas práticas de projetos que estimulem a interdisciplinaridade, a transversalidade e/ou o conhecimento específico;

• ressaltar a importância e os benefícios do trabalho com projetos como forma de estimular o aluno a desenvolver suas habilidades e competências;

• conscientizar o professor de que é possível trabalhar com projetos em busca de um ensino mais integrador e que esteja relacionado a questões reais, à socialização e na superação da fragmentação do saber, proporcionando autonomia e protagonismo aos alunos.

Programa

[Trilha 1] A elaboração de projetos didáticos para desenvolver as múltiplas competências dos alunos.

[Trilha 2] A seleção de projetos de acordo com a realidade vivenciada nas escolas.

[Trilha 3] Como implementar os projetos e sistematizar os conhecimentos de forma integrada.

Público Alvo

Professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

Autor:

Guaciara Marques Soares – Bacharel e licenciada em História, Bacharel em Letras pela FFLCH/USP. Mestrado em Linguística Geral e Semiótica pela FFLCH/USP. Professora de História na educação básica há 30 anos. Leciona no Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar. Atuou no Ensino Superior nos Cursos de Graduação em Administração, Contabilidade, Pedagogia e Direito e na Pós-Graduação no curso de Formação de Docentes para o Ensino Superior. Ministrou cursos na modalidade EAD. Premiada por projetos na área de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas e Prevenção a DST/AIDS.

 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Guaciara Marques Soares

Bacharel e licenciada em História, Bacharel em Letras pela FFLCH/USP. Mestrado em Linguística Geral e Semiótica pela FFLCH/USP. Professora de História na educação básica há 30 anos. Leciona no Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar. Premiada por projetos na área de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas e Prevenção a DST/AIDS.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

set 13, 2021

3
(2)
PROFS Blog

Autor: PROFS Blog

Neste curso você terá acesso a um modelo prático de inclusão escolar efetiva tomando como base a visão comportamental de B.F. Skinner para o ensino. Objetivos  Ao final do curso, você deverá ser capaz de: conhecer a visão da análise do comportamento no processo...

set 10, 2021

5
(4)
O PodPROFS está de volta! E, em consonância com o Setembro Verde, nesse podcast falamos sobre a importância da inclusão. No episódio #004, Bruno Bratz, nosso apresentador que também é professor, entrevista a professora Andréa que decidiu deixar o mundo corporativo e seguir suas...

set 02, 2021

5
(3)
PROFS Blog

Autor: PROFS Blog

As avaliações externas são indicadores fundamentais para que possamos entender o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos. ...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS