Público-alvo
Professores que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio e Gestão Escolar
Sobre o curso
A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, buscamos contribuir para a formação de gestores, docentes e especialistas, sobre a convivência na escola no contexto atual. Nesse sentido, apresentamos importantes considerações sobre a maneira de compreendermos e resolvermos os conflitos interpessoais de forma assertiva. Ademais, buscamos diferenciar os tipos de problemas de convivência presentes nas escolas (indisciplina, incivilidade, transgressão, violência, agressão e bullying) e enfocamos na apresentação de estratégias educativas de intervenção e prevenção, para lidarmos com a conduta perturbadora mais frequente nas escolas: a incivilidade.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- compreender os conflitos interpessoais como oportunidade de aprendizagem;
- conhecer estratégias mais assertivas para lidar com conflitos entre alunos;
- diferenciar os conflitos de problemas de convivência; bem como conhecer a tipografia dos problemas de convivência;
- refletir sobre as situações de incivilidade mais presentes na escola (desordens, tumultos, recusas em cooperar, insolência, indelicadezas, palavras ofensivas, etc.)
- conhecer e compreender a importância das estratégias de intervenção e prevenção às situações de incivilidade.