Convivência escolar: prevenção e intervenção

Público-alvo 

Professores que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio e Gestão Escolar 

 

Sobre o curso 

A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, buscamos contribuir para a formação de gestores, docentes e especialistas, sobre a convivência na escola no contexto atual. Nesse sentido, apresentamos importantes considerações sobre a maneira de compreendermos e resolvermos os conflitos interpessoais de forma assertiva. Ademais, buscamos diferenciar os tipos de problemas de convivência presentes nas escolas (indisciplina, incivilidade, transgressão, violência, agressão e bullying) e enfocamos na apresentação de estratégias educativas de intervenção e prevenção, para lidarmos com a conduta perturbadora mais frequente nas escolas: a incivilidade.  

 

Objetivos  

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: 

  • compreender os conflitos interpessoais como oportunidade de aprendizagem 
  • conhecer estratégias mais assertivas para lidar com conflitos entre alunos; 
  • diferenciar os conflitos de problemas de convivência; bem como conhecer a tipografia dos problemas de convivência; 
  • refletir sobre as situações de incivilidade mais presentes na escola (desordens, tumultos, recusas em cooperar, insolência, indelicadezas, palavras ofensivas,  etc.) 
  • conhecer e compreender a importância das estratégias de intervenção e prevenção às situações de incivilidade. 
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.7 / 5. Votos: 7

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso...

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso O curso aborda a aprendizagem baseada em projetos (ABP) como uma metodologia essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Com foco na aplicação prática, apresentamos as ferramentas necessárias para...

jan 06, 2025

5
(1)
Público-alvo   Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.     Sobre o curso   Este curso oferece aos participantes uma introdução aos conceitos fundamentais da aprendizagem ativa, explorando como essa abordagem se diferencia das metodologias ativas. O curso abordará os benefícios da aprendizagem ativa para o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS