Convivência escolar: prevenção e intervenção

Público-alvo 

Professores que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio e Gestão Escolar 

 

Sobre o curso 

A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, buscamos contribuir para a formação de gestores, docentes e especialistas, sobre a convivência na escola no contexto atual. Nesse sentido, apresentamos importantes considerações sobre a maneira de compreendermos e resolvermos os conflitos interpessoais de forma assertiva. Ademais, buscamos diferenciar os tipos de problemas de convivência presentes nas escolas (indisciplina, incivilidade, transgressão, violência, agressão e bullying) e enfocamos na apresentação de estratégias educativas de intervenção e prevenção, para lidarmos com a conduta perturbadora mais frequente nas escolas: a incivilidade.  

 

Objetivos  

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: 

  • compreender os conflitos interpessoais como oportunidade de aprendizagem 
  • conhecer estratégias mais assertivas para lidar com conflitos entre alunos; 
  • diferenciar os conflitos de problemas de convivência; bem como conhecer a tipografia dos problemas de convivência; 
  • refletir sobre as situações de incivilidade mais presentes na escola (desordens, tumultos, recusas em cooperar, insolência, indelicadezas, palavras ofensivas,  etc.) 
  • conhecer e compreender a importância das estratégias de intervenção e prevenção às situações de incivilidade. 
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.7 / 5. Votos: 7

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores e professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um tema complexo que suscita debates importantes sobre a infância e adolescência contemporâneas....

jun 25, 2024

0
(0)
 Público-alvo  Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.    Sobre o curso  Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down),...

maio 28, 2024

0
(0)
Público-alvo  Professores e educadores de todas as disciplinas interessados em recursos e informações atualizadas para enriquecer seus currículos e ajudar a transmitir conceitos importantes sobre mudanças climáticas e ecologia. O curso fornece uma visão abrangente dos conceitos-chave relacionados ao cenário ambiental contemporâneo.    Sobre...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS