Neste curso, tratamos dos principais desafios da gestão de pessoas e, em particular, de professores. Exploramos, em textos e entrevistas com o autor, os processos de entrevista, prova de aula, determinação de salário, avaliação dos professores pelos alunos, feedback (tanto positivo, quanto negativo), plano de ação para melhorias e, em último caso, quando e como encaminhar para uma demissão.
Sobre a avaliação dos professores pelos alunos, contamos com ferramentas que te possibilitarão aplicar este método em sua escola e armazenar os resultados com eficiência e segurança, para que seja possível comparar e acompanhar o desenvolvimento de cada profissional.
Esperamos, assim, te incentivar a atuar como um(a) gestor(a) reflexivo, a fim de criar um ambiente de trabalho acolhedor, recíproco, transparente e otimista.
Objetivos
Refletir sobre nossa responsabilidade de dirigentes e formadores de equipes;
Perceber a importância de ser assertivo nas contratações da equipe de educadores;
Analisar o ambiente a seu redor e sentir enganos e acertos;;
Desenvolver uma preparação de estudos para a prática de feedback;;
Optar por professores que possam cooperar e identificar casos em que não há cooperação para encaminhar para melhoria ou desligamento.;
[Trilha 1] Gestão do corpo docente: contratação, avaliação e feedback
Coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, mantenedores, diretores e vice-diretores escolares, além de professores que aspiram a uma carreira de gestão escolar.
José Hélio de Moura Filho graduou-se em História pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) de São José dos Campos-SP. Foi professor de Filosofia na mesma universidade, professor de História e Filosofia, orientador educacional e coordenador de Ensino Médio nos colégios Anglo São José dos Campos — Cassiano Ricardo e Poliedro, totalizando 40 anos de experiência profissional.