Neste curso, discutiremos o papel do gestor pedagógico enquanto liderança perante a comunidade escolar. Por meio de textos, ferramenta e videoaulas, você se capacitará para adotar inovação e criatividade como valores fundamentais no seu cotidiano como educador(a) e gestor(a) administrativo de sua instituição.
Para estudar o tema, vamos partir do que já foi feito, testado e comprovado. O autor compartilha conosco sua experiência de décadas na gestão escolar, refletindo sobre seus momentos de acerto e indicando também quando errou.
Esperamos que o conteúdo te incentive a mobilizar a comunidade escolar, lançando mão tanto de ciência, planejamento e foco em resultados, quanto da arte de se relacionar, escutar, falar e se aproximar das pessoas
Objetivos
– Definir a criatividade como competência socioemocional;
– Identificar ocasiões em que é possível o exercício da liderança criativa;
– Refletir sobre a importância dos conceitos culturais, que sofrem mudanças constantes, e as possibilidades intelectuais para que se tenha uma liderança criativa;
– Analisar as condições fundamentais para a conquista da liderança;
– Preparar com antecedência novas estratégias de ação para a prática profissional;
– Definir a criatividade como competência socioemocional;
– Identificar ocasiões em que é possível o exercício da liderança criativa;
– Refletir sobre a importância dos conceitos culturais, que sofrem mudanças constantes, e as possibilidades intelectuais para que se tenha uma liderança criativa;
– Analisar as condições fundamentais para a conquista da liderança;
– Preparar com antecedência novas estratégias de ação para a prática profissional;
Público-alvo:
Coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, mantenedores, diretores e vice-diretores escolares, além de professores que aspiram a uma carreira de gestão escolar.
Sobre os autores
José Hélio de Moura Filho graduou-se em História pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) de São José dos Campos-SP. Foi professor de Filosofia na mesma universidade, professor de História e Filosofia, orientador educacional e coordenador de Ensino Médio nos colégios Anglo São José dos Campos — Cassiano Ricardo e Poliedro, totalizando 40 anos de experiência profissional.