Desmistificando os dados do Plurall: transformando os dados em informações práticas e ações

Público-alvo

Professores e Coordenadores Pedagógicos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

 

Sobre o curso

Neste curso, abordaremos um tema essencial para que a busca da excelência na Educação seja aprimorada. É notório que a tecnologia no âmbito pedagógico deve ser explorada de uma maneira mais eficaz. Atualmente, contamos com diversos recursos que nos fornecem uma gigantesca quantidade de dados e que podem ser utilizados pelos professores e coordenadores. Entretanto, é preciso transformar esses dados em informações pertinentes e claras. O curso aqui apresentado tem como objetivo desmistificar a coleta e interpretação dos dados que são possíveis de serem adquiridos no Plurall, para as intervenções pedagógicas serem mais precisas, melhorando o aprendizado do aluno e, consequentemente, preparando-o de uma maneira mais eficaz para os desafios do futuro.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • coletar os dados dos relatórios dos Estudos Dirigidos, Plurall Maestro e Avaliações da SOMOS;
  • executar edições simples em programas como o Google Planilhas ou Microsoft Excel, para tratar os dados coletados;
  • interpretar os dados coletados em cada um dos relatórios, com a intenção de buscar uma intervenção pedagógica mais assertiva;
  • incentivar o uso das ferramentas on-line pelos professores e alunos, por meio da análise de engajamento.

 

Programa

Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:

  • Módulo 1: Coletando e Interpretando Dados
  • Módulo 2: Planilhas: suas melhores amigas na coleta dos dados
  • Módulo 3: Aplicando a Intervenção Pedagógica a partir dos dados

 

Atividades do curso

Para garantir sua certificação, confira as atividades propostas neste curso:

  1. Questão objetiva sobre a coleta de dados do Plurall.
  2. Questão objetiva sobre as possibilidades de coleta de informações através dos dados dos relatórios.
  3. Questão objetiva sobre possíveis intervenções que podem ser feitas através dos dados obtidos dos relatórios.

 

 

Ficha técnica

Autoria: Rafael Franklin Medeiros

Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa

Produção Editorial: Pérola Martins Lannes e Laís Andriollo Trovarelli

Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza

Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso...

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso O curso aborda a aprendizagem baseada em projetos (ABP) como uma metodologia essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Com foco na aplicação prática, apresentamos as ferramentas necessárias para...

jan 06, 2025

5
(1)
Público-alvo   Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.     Sobre o curso   Este curso oferece aos participantes uma introdução aos conceitos fundamentais da aprendizagem ativa, explorando como essa abordagem se diferencia das metodologias ativas. O curso abordará os benefícios da aprendizagem ativa para o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS