Desmistificando os dados do Plurall: transformando os dados em informações práticas e ações

Público-alvo

Professores e Coordenadores Pedagógicos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

 

Sobre o curso

Neste curso, abordaremos um tema essencial para que a busca da excelência na Educação seja aprimorada. É notório que a tecnologia no âmbito pedagógico deve ser explorada de uma maneira mais eficaz. Atualmente, contamos com diversos recursos que nos fornecem uma gigantesca quantidade de dados e que podem ser utilizados pelos professores e coordenadores. Entretanto, é preciso transformar esses dados em informações pertinentes e claras. O curso aqui apresentado tem como objetivo desmistificar a coleta e interpretação dos dados que são possíveis de serem adquiridos no Plurall, para as intervenções pedagógicas serem mais precisas, melhorando o aprendizado do aluno e, consequentemente, preparando-o de uma maneira mais eficaz para os desafios do futuro.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • coletar os dados dos relatórios dos Estudos Dirigidos, Plurall Maestro e Avaliações da SOMOS;
  • executar edições simples em programas como o Google Planilhas ou Microsoft Excel, para tratar os dados coletados;
  • interpretar os dados coletados em cada um dos relatórios, com a intenção de buscar uma intervenção pedagógica mais assertiva;
  • incentivar o uso das ferramentas on-line pelos professores e alunos, por meio da análise de engajamento.

 

Programa

Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:

  • Módulo 1: Coletando e Interpretando Dados
  • Módulo 2: Planilhas: suas melhores amigas na coleta dos dados
  • Módulo 3: Aplicando a Intervenção Pedagógica a partir dos dados

 

Atividades do curso

Para garantir sua certificação, confira as atividades propostas neste curso:

  1. Questão objetiva sobre a coleta de dados do Plurall.
  2. Questão objetiva sobre as possibilidades de coleta de informações através dos dados dos relatórios.
  3. Questão objetiva sobre possíveis intervenções que podem ser feitas através dos dados obtidos dos relatórios.

 

 

Ficha técnica

Autoria: Rafael Franklin Medeiros

Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa

Produção Editorial: Pérola Martins Lannes e Laís Andriollo Trovarelli

Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza

Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

nov 28, 2024

0
(0)
Público-alvo  Professores e gestores de todos os segmentos do Ensino Básico das escolas parceiras da SOMOS Educação.    Sobre o curso  Este curso oferece uma imersão na funcionalidade exclusiva do Plurall, o Maestro. O objetivo é mostrar aos cursistas como organizar e gerenciar os...

nov 28, 2024

5
(1)
Público-alvo  Gestores e professores do Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  Bullying e cyberbullying são temas críticos que demandam uma compreensão aprofundada e estratégias eficazes de intervenção e prevenção no ambiente...

out 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Professores, gestores e demais profissionais da Educação que atuam no Ensino Médio.    Sobre o curso Organizado em 4 módulos, o curso se inicia abordando a importância da autonomia da aprendizagem no desenvolvimento de estudantes críticos e pensantes. Posteriormente, são apresentados os conceitos-chave e...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS