Desmistificando os dados do Plurall: transformando os dados em informações práticas e ações

Público-alvo

Professores e Coordenadores Pedagógicos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

 

Sobre o curso

Neste curso, abordaremos um tema essencial para que a busca da excelência na Educação seja aprimorada. É notório que a tecnologia no âmbito pedagógico deve ser explorada de uma maneira mais eficaz. Atualmente, contamos com diversos recursos que nos fornecem uma gigantesca quantidade de dados e que podem ser utilizados pelos professores e coordenadores. Entretanto, é preciso transformar esses dados em informações pertinentes e claras. O curso aqui apresentado tem como objetivo desmistificar a coleta e interpretação dos dados que são possíveis de serem adquiridos no Plurall, para as intervenções pedagógicas serem mais precisas, melhorando o aprendizado do aluno e, consequentemente, preparando-o de uma maneira mais eficaz para os desafios do futuro.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • coletar os dados dos relatórios dos Estudos Dirigidos, Plurall Maestro e Avaliações da SOMOS;
  • executar edições simples em programas como o Google Planilhas ou Microsoft Excel, para tratar os dados coletados;
  • interpretar os dados coletados em cada um dos relatórios, com a intenção de buscar uma intervenção pedagógica mais assertiva;
  • incentivar o uso das ferramentas on-line pelos professores e alunos, por meio da análise de engajamento.

 

Programa

Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:

  • Módulo 1: Coletando e Interpretando Dados
  • Módulo 2: Planilhas: suas melhores amigas na coleta dos dados
  • Módulo 3: Aplicando a Intervenção Pedagógica a partir dos dados

 

Atividades do curso

Para garantir sua certificação, confira as atividades propostas neste curso:

  1. Questão objetiva sobre a coleta de dados do Plurall.
  2. Questão objetiva sobre as possibilidades de coleta de informações através dos dados dos relatórios.
  3. Questão objetiva sobre possíveis intervenções que podem ser feitas através dos dados obtidos dos relatórios.

 

 

Ficha técnica

Autoria: Rafael Franklin Medeiros

Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa

Produção Editorial: Pérola Martins Lannes e Laís Andriollo Trovarelli

Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza

Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

abr 30, 2024

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o selo Líder em Mim (LEM).   Público-alvo Gestores, coordenadores e professores que atuam no segmentos de Ensino Fundamental – Anos Iniciais da rede Líder em Mim. Sobre o curso Um dos maiores desafios...

abr 29, 2024

0
(0)
Público-alvo   Professores e gestores da Educação Infantil.       Sobre o curso   O curso está dividido em quatro módulos, focados em aspectos fundamentais da Neurociência na Educação Infantil. Iniciamos com a exploração das bases neurobiológicas do desenvolvimento cerebral nas crianças de 0 a 5...

abr 02, 2024

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Coletivo Leitor e PAR Literatura.   Público-alvo Professores de Ensino Médio. Sobre o curso Nesse curso, você terá acesso a documentos que apresentam sequências didáticas para que você aplique em sua prática a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS