Educação infantil e seus desafios

Sabemos que a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui atualmente um segmento de grande importância no processo educativo e, desde 2016, tornou-se obrigatória, de acordo com a Lei n. 12.796/2013. Entendida como uma instituição que articula as funções de cuidar e educar, tem como um dos seus objetivos levar em consideração os contextos sociais e culturais na interdisciplinaridade com as diversas linguagens necessárias ao processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos.

Contudo, o ofício de educador da Educação Infantil esbarra em situações cotidianas que podem, por vezes, impedir que o trabalho se desenvolva da maneira planejada com as crianças de 4 e 5 anos. Levando em conta os aspectos contemporâneos dessa primeira etapa da Educação Básica, essa formação partirá de um panorama geral pautado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), introduzindo o educador no universo da transdisciplinaridade à luz dos direitos da aprendizagem, relacionando-os ao corte etário dessa etapa da Educação, que possui características e necessidades específicas.

Entre os temas abordados, o cursista vai aprender como tornar o espaço físico um aliado do processo de aprendizagem, quais as estratégias para acolher as diferenças na sala de aula, de que maneira a interação com as famílias pode trazer benefícios para a escola e, por fim, discutir diferentes formas de avaliar o processo de ensino e aprendizagem.

Por reconhecer as potencialidades desses educadores, o PROFS buscará incentivar e proporcionar situações de formação que permitam que se apropriem, cada vez mais, de novos conhecimentos e de recursos pedagógicos para aperfeiçoar a sua ação na escola, em articulação com a comunidade local.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

• utilizar ferramentas que o ajudem a colocar em prática a articulação entre as necessidades da faixa etária e os conteúdos curriculares;

• entender a importância da rotina na instituição de Educação Infantil e como ela se alia ao bom planejamento do professor;

• transformar o olhar (e a prática) para a diferença em sala de aula com o objetivo de que todos possam aprender;

• compreender os objetivos da avaliação processual para a educação das crianças pequenas e algumas maneiras de colocá-las em prática.;

 

Programa

[Trilha 1] O desenvolvimento da criança e as demandas contemporâneas da Educação Infantil

[Trilha 2] A presentificação da rotina escolar e o espaço como educador no ato de planejar

[Trilha 3] As estratégias de acolhimento para crianças com deficiências

[Trilha 4] A relação escola-família: uma potente parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento

[Trilha 5] A importância da avaliação na Educação Infantil

Público-alvo:

Professores da Educação Infantil.

 

Sobre os autores

Fernanda Arantes é psicanalista e educadora com mais de 18 anos de experiência na Educação Infantil. Atuou como professora e coordenadora pedagógica de crianças de 4 e 5 anos e como coordenadora de práticas inclusivas. É mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades e Assessora em Educação Inclusiva.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 22

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS