O curso foi planejado para auxiliar as professoras e os professores da Educação Infantil a pensar sobre a gestão de sua sala de aula. Seu principal objetivo é promover uma reflexão a respeito da rotina como categoria pedagógica responsável pela estruturação de todo o cotidiano na Educação Infantil.
Objetivos
Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:
• entender a rotina como forma de categoria pedagógica;
• compreender a importância da intencionalidade no planejamento da rotina como ferramenta para o trabalho pedagógico e para garantia de direitos de aprendizagem;
• avaliar e identificar boas práticas que envolvam as rotinas como categorias pedagógicas na Educação Infantil.;
Programa
[Trilha 1] A rotina como forma de organizar o cotidiano
[Trilha 2] A intencionalidade na rotina: o planejamento
[Trilha 3] Aproximando a rotina à prática pedagógica: entendendo boas práticas
Público-alvo:
Professores da Educação Infantil.
Sobre os autores
Franciele Busico Lima – Mestra em Estética e História da Arte no Programa Interunidades da FFLCH/ECA/FAU/MAC da Universidade de São Paulo. Possui bacharelado em História pela Universidade de São Paulo (1992), Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (1998) e graduação em Comunicação Social/ Rádio e Televisão pela FAAP (1992). É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2002. É coordenadora pedagógica efetiva da rede municipal de ensino de São Paulo, no Centro de Educação Infantil do CEU Vila Atlântica. Atualmente está designada como Diretora do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I. Foi diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Pirituba/Jaraguá. Foi também professora de Educação Infantil e de Ensino Fundamental.