Habilidades de Sala de Aula

Entenda os conceitos básicos para planejar uma aula e aprenda técnicas de linguagem corporal, mediação de conflitos, oratória e postura em sala de aula.

Objetivos

Refletir sobre a prática docente;

Entender os conceitos básicos para estruturar e preparar uma aula;

Aprender técnicas de linguagem corporal, oratória e postura em sala de aula;

Conhecer procedimentos de mediação de conflitos e compreendê-la como um recurso pedagógico importante no âmbito da escola;

 

Programa

[Trilha 1] Preparação de uma aula: da teoria à prática….

[Trilha 2] A importância da lousa e estratégias de organização do conteúdo expositivo….

[Trilha 3] Oratória e expressão corporal….

[Trilha 4] Mediação de conflitos: o conflito como parte da comunidade escolar

 

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Profa. Me. Ivaneide Dantas é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Pedagoga e Psicopedagoga. Atua como docente no Ensino Superior desde 2003. Foi professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante quinze anos. Participou como leitora crítica de livros didáticos no programa do PNLD/ MEC (1998; 2002), na área de Língua Portuguesa. Autora de livros didáticos – alfabetização e letramento – 1º e 2º ano – Língua Portuguesa (PNLD 2014; 2016). Professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2003.
Rodrigo Bueno possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense e Especialização em História da África e do Negro no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência como coordenador e professor de História. Teve passagens no Sistema pH de Ensino e trabalhou com Formação de Professores na Somos Educação.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 17

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Sandro Tiago Figueira

Atualmente é professor orientador da Educação de Jovens e Adultos na rede pública municipal do Rio de Janeiro e coorientador no Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (UFF). Integra o grupo de pesquisa Formação de professores, processos e práticas pedagógicas (CNPq).

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

out 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Professores, gestores e demais profissionais da Educação que atuam no Ensino Médio.    Sobre o curso Organizado em 4 módulos, o curso se inicia abordando a importância da autonomia da aprendizagem no desenvolvimento de estudantes críticos e pensantes. Posteriormente, são apresentados os conceitos-chave e...

set 23, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores, coordenadores e professores de escolas dos segmentos Ensino Fundamental e Médio.    Sobre o curso  Hoje, a tecnologia permite o desenvolvimento de ferramentas capazes de apoiar o processo de aprendizagem de cada aluno de forma personalizada. As soluções educacionais adaptativas da SOMOS...

set 23, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores, coordenadores e professores de escolas dos segmentos Ensino Fundamental e Médio.    Sobre o curso  A inteligência artificial chegou para ficar e tem um potencial imensurável. Sendo aplicada à educação com metodologias adequadas, ela é capaz de aprimorar profundamente o ensino e...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS