Habilidades de Sala de Aula

Entenda os conceitos básicos para planejar uma aula e aprenda técnicas de linguagem corporal, mediação de conflitos, oratória e postura em sala de aula.

Objetivos

Refletir sobre a prática docente;

Entender os conceitos básicos para estruturar e preparar uma aula;

Aprender técnicas de linguagem corporal, oratória e postura em sala de aula;

Conhecer procedimentos de mediação de conflitos e compreendê-la como um recurso pedagógico importante no âmbito da escola;

 

Programa

[Trilha 1] Preparação de uma aula: da teoria à prática….

[Trilha 2] A importância da lousa e estratégias de organização do conteúdo expositivo….

[Trilha 3] Oratória e expressão corporal….

[Trilha 4] Mediação de conflitos: o conflito como parte da comunidade escolar

 

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Profa. Me. Ivaneide Dantas é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Pedagoga e Psicopedagoga. Atua como docente no Ensino Superior desde 2003. Foi professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante quinze anos. Participou como leitora crítica de livros didáticos no programa do PNLD/ MEC (1998; 2002), na área de Língua Portuguesa. Autora de livros didáticos – alfabetização e letramento – 1º e 2º ano – Língua Portuguesa (PNLD 2014; 2016). Professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2003.
Rodrigo Bueno possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense e Especialização em História da África e do Negro no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência como coordenador e professor de História. Teve passagens no Sistema pH de Ensino e trabalhou com Formação de Professores na Somos Educação.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 17

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Sandro Tiago Figueira

Atualmente é professor orientador da Educação de Jovens e Adultos na rede pública municipal do Rio de Janeiro e coorientador no Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (UFF). Integra o grupo de pesquisa Formação de professores, processos e práticas pedagógicas (CNPq).

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

set 11, 2025

0
(0)
Público-alvo  Professores do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio.  Sobre o curso  Com a crescente necessidade de que educadores abordem a questão ambiental em suas aulas por meio de metodologias mais participativas, este curso introduz a Educação Ambiental (algumas de suas...

ago 25, 2025

0
(0)
Público-alvo  Equipe escolar atuante no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.    Sobre o curso  O curso Introdução à Avaliação 360º SOMOS Educação explica o que é e qual a relevância desse programa de avaliação educacional em larga escala para a...

jul 31, 2025

3.5
(2)
Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e Ensino Médio que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Painel Diagnóstico dos Alunos. Sobre o curso Este curso tem como objetivo apresentar o Painel Diagnóstico dos Alunos, integrado ao...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS