Habilidades socioemocionais para uma formação integral

Em um mundo cada vez mais exigente, tornou-se fundamental levar a educação socioemocional para o ambiente escolar e preparar os alunos para os desafios do século XXI, ajudando-os a desenvolver as habilidades necessárias e importantes para a vida.

Comunicar-se, sentir e demonstrar empatia, lidar com as emoções, trabalhar em grupo e resolver problemas são algumas das habilidades promovidas pela educação socioemocional que ajudam estudantes e professores nas salas de aula e nas escolas.

A cada trilha você conhecerá diferentes aspectos das habilidades e competências socioemocionais e aprenderá a utilizá-las em sala de aula.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

• aprender o que é a educação, as competências e habilidades socioemocionais;

• entender o papel do professor no desenvolvimento socioemocional dos alunos e como ele impacta no desenvolvimento cognitivo;

• promover atividades práticas de intervenção socioemocional em sala de aula;

• elaborar um plano de aula promovendo a integração das competências e habilidades socioemocionais no currículo escolar.;

 

Programa

[Trilha 1] Importância das competências socioemocionais no processo de ensino-aprendizagem

[Trilha 2] Educação socioemocional na prática e um paralelo com a BNCC

[Trilha 3] Adaptação curricular e comunicação com as famílias no contexto da aprendizagem socioemocional

 

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Francila Novaes atua na área de produção de conteúdos pedagógicos do programa de liderança e habilidades socioemocionais chamado O líder em mim. Também é professora no curso “Educação socioemocional nos diversos ambientes de aprendizagem”, oferecido pelo Instituto Sedes Sapientiae, e é pós-graduada em Psicologia Política pela Universidade de São Paulo (USP), com uma pesquisa sobre a importância da empatia em sala de aula. Já atuou na sensibilização e formação de professores em educação socioemocional nas redes públicas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e em Medellín, na Colômbia.

Maria Adrielle atua na área de pesquisa e elaboração de projetos educacionais voltados para aprendizagem socioemocional, autoconhecimento e neurociência. Foi docente responsável pela disciplina “Aspectos da Neurociência na Educação” no curso de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atuou, também, na formação de professores do estado de São Paulo com o programa Compasso Socioemocional. É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e tem um pós-doutorado concluído no laboratório de Neuropsicofarmacologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara (Unesp).

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.9 / 5. Votos: 23

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS