[Inclusão] Adaptações de materiais didáticos para alunos com TEA e TDAH

Lançamento dia 06/09/2023 😉 

 

Público-alvo

Professores e educadores que atuam no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio.

Sobre o curso

Para que seja possível a inclusão, são imprescindíveis ações que promovam a equidade e o respeito às diferenças, entre elas, a adaptação do material didático, foco deste curso. Cada aluno tem suas próprias características, interesses, facilidades e dificuldades. Dessa forma, a adaptação do material didático deve ser individualizada, o que torna essa tarefa um grande desafio, pois exige do professor um vasto conhecimento sobre o aluno e sua condição. Levando em consideração essa demanda cada vez mais frequente na Educação, este curso tem como objetivo ensinar professores e educadores a adaptar provas e atividades de acordo com a necessidade de alunos com TEA e TDAH, além de abordar temas como: neurodiversidade, inclusão, leis e conceitos básicos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento apresentados.

Objetivos 

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: 

  • compreender o que é inclusão e neurodiversidade;
  • ter conhecimento das leis que abordam a inclusão;
  • compreender a importância da individualização na adaptação;
  • ter conhecimento básico sobre o TEA e o TDAH, bem como sobre a sintomatologia, neurofisiologia e cognição de cada transtorno;
  • ter conhecimento das necessidades de adaptação para cada transtorno;
  • saber adaptar provas e atividades de acordo com a necessidade de cada transtorno.

Programa 

Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos: 

  • Módulo 1: A inclusão escolar e a adaptação individualizada do material didático
  • Módulo 2: Adaptação na prática: materiais didáticos para pessoas com TEA
  • Módulo 3: Adaptação na prática: materiais didáticos para pessoas com TDAH

 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.4 / 5. Votos: 12

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 02, 2025

0
(0)
Público-alvo Educadores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) que atuam na Educação Infantil.   Sobre o curso A proposta deste curso é refletir sobre como e por que avaliamos as aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Avaliar é um verbo ativo que guia a ação pedagógica do educador,...

maio 30, 2025

5
(1)
Público-alvo Professores e gestores de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Sobre o curso A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, convidamos educadores do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio a conhecerem um pouco mais sobre a depressão,...

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS