Sobre o curso
A literatura sobre educação inclusiva de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é farta em evidenciar os desafios e dificuldades que os professores encontram. Um estudo recentemente publicado (CAMARGO et al., 2020) indica que as principais dificuldades dos professores são relativas a aspectos pedagógicos, ou seja, como ensinar mediante as limitações sociais e de comunicação do estudante e como lidar com comportamentos difíceis.
Considerando as principais dificuldades de estudantes com autismo e outros alunos neuroatípicos, neste módulo será apresentada a elaboração do Plano Educacional Individualizado – PEI e Adaptações curriculares para Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).
Objetivos
Espera-se que, ao final do módulo, você seja capaz de:
- examinar as habilidades prévias do estudante, bem como as habilidades que precisam ser desenvolvidas, para além do acadêmico, mas também motoras, de vida diária e de interação social;
- determinar os objetivos a serem atingidos pelo aluno e os conhecimentos fundamentais para alcançar cada um deles;
- selecionar estratégias de ensino e instrumentos necessários;
- estabelecer prazo para colocar em prática o planejado;
- avaliar os resultados.
Nesta formação, estimada em uma hora, você terá a oportunidade de conhecer pesquisas e refletir sobre os seguintes assuntos:
- [Módulo 1] Plano Educacional Individualizado (PEI) e adaptações curriculares para neurodiversidade