[Inclusão] Plano Educacional Individualizado (PEI)

Lançamento no dia 06/10/2022! Fique atento 😉
Público-alvo
Professores que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio e Gestão Escolar.

Sobre o curso

A literatura sobre educação inclusiva de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é farta em evidenciar os desafios e dificuldades que os professores encontram. Um estudo recentemente publicado (CAMARGO et al., 2020) indica que as principais dificuldades dos professores são relativas a aspectos pedagógicos, ou seja, como ensinar mediante as limitações sociais e de comunicação do estudante e como lidar com comportamentos difíceis.

Considerando as principais dificuldades de estudantes com autismo e outros alunos neuroatípicos, neste módulo será apresentada a elaboração do Plano Educacional Individualizado – PEI e Adaptações curriculares para Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

 

Objetivos

Espera-se que, ao final do módulo, você seja capaz de:

  • examinar as habilidades prévias do estudante, bem como as habilidades que precisam ser desenvolvidas, para além do acadêmico, mas também motoras, de vida diária e de interação social;
  • determinar os objetivos a serem atingidos pelo aluno e os conhecimentos fundamentais para alcançar cada um deles;
  • selecionar estratégias de ensino e instrumentos necessários;
  • estabelecer prazo para colocar em prática o planejado;
  • avaliar os resultados.

 

Programa

Nesta formação, estimada em uma hora, você terá a oportunidade de conhecer pesquisas e refletir sobre os seguintes assuntos:

  • [Módulo 1] Plano Educacional Individualizado (PEI) e adaptações curriculares para neurodiversidade

 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 5

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 25, 2024

0
(0)
Público-alvo Professores e coordenadores pedagógicos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais. Sobre o curso Grandes debates são realizados em relação as metodologias de alfabetização: A alfabetização deve partir das menores unidades da língua oral que são os fonemas e...

jul 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores e professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um tema complexo que suscita debates importantes sobre a infância e adolescência contemporâneas....

jun 25, 2024

0
(0)
 Público-alvo  Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.    Sobre o curso  Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down),...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS