Público-alvo
Professores do Ensino fundamental – Anos Iniciais e Ensino fundamental – Anos Finais
Sobre o curso
Há muitos conceitos e termos diferentes associados ao Transtorno Específico da Aprendizagem e suas condições, principalmente quando se trata de alunos diagnosticados com dislexia ou discalculia. Neste contexto, é crucial que os professores possam ter acesso a informações sobre as características que englobam esses diagnósticos – sem, entretanto, limitar-se a eles, buscando entender necessidades específicas de cada aluno.
Esse curso promove uma compreensão aprofundada sobre o Transtorno da Aprendizagem para permitir que educadores desenvolvam abordagens mais eficazes para lidar com as dificuldades específicas de cada aluno encontradas em contexto de sala de aula.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- Conhecer a nomenclatura e a que se refere o termo Transtornos do Neurodesenvolvimento;
- Identificar as características dos Transtornos da Aprendizagem;
- Compreender o funcionamento cerebral no Transtorno Específico da Aprendizagem;
- Diferenciar Transtorno da Aprendizagem de dificuldades de aprendizagem;
- Caracterizar o Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na Leitura e Expressão Escrita (dislexia);
- Caracterizar o Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na Matemática (discalculia);
- Identificar sinais em sala de aula;
- Explorar estratégias didáticas para alunos com Transtorno Específico da Aprendizagem.
Programa
Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
- Módulo 1: O que são Transtornos do Neurodesenvolvimento?
- Módulo 2: Transtorno Específico de Leitura e Escrita – dislexia
- Módulo 3: Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na Matemática – discalculia
Sobre a autora
Licenciatura Plena em Pedagogia com capacitação em Deficiência Intelectual e Inclusão; e Pós-graduada em Psicopedagogia, ambas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de Especialização em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico (CDN). Colaboradora e atual Coordenadora do Ambulatório de Transtornos de Aprendizagem da Unifesp – no Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil. Atende e avalia crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e distúrbios do desenvolvimento, além de assessorar instituições de ensino na adaptação curricular e promover palestras de formações em temas relacionados a educação, transtornos do desenvolvimento e processo de alfabetização.