[Inclusão] Transtorno Específico da Aprendizagem (Dislexia e Discalculia)

Público-alvo 

Professores do Ensino fundamental – Anos Iniciais e Ensino fundamental – Anos Finais

 

Sobre o curso 

Há muitos conceitos e termos diferentes associados ao Transtorno Específico da Aprendizagem e suas condições, principalmente quando se trata de alunos diagnosticados com dislexia ou discalculia. Neste contexto, é crucial que os professores possam ter acesso a informações sobre as características que englobam esses diagnósticos  sem, entretanto, limitar-se a eles, buscando entender necessidades específicas de cada aluno.

Esse curso promove uma compreensão aprofundada sobre o Transtorno da Aprendizagem para permitir que educadores desenvolvam abordagens mais eficazes para lidar com as dificuldades específicas de cada aluno encontradas em contexto de sala de aula.  

 

Objetivos  

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: 

  • Conhecer a nomenclatura e a que se refere o termo Transtornos do Neurodesenvolvimento;
  • Identificar as características dos Transtornos da Aprendizagem;
  • Compreender o funcionamento cerebral no Transtorno Específico da Aprendizagem;
  • Diferenciar Transtorno da Aprendizagem de dificuldades de aprendizagem;
  • Caracterizar o Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na Leitura e Expressão Escrita (dislexia);
  • Caracterizar o Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na Matemática (discalculia);
  • Identificar sinais em sala de aula;
  • Explorar estratégias didáticas para alunos com Transtorno Específico da Aprendizagem.

 

Programa  

Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos: 

  • Módulo 1: O que são Transtornos do Neurodesenvolvimento?
  • Módulo 2: Transtorno Específico de Leitura e Escrita – dislexia
  • Módulo 3: Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na Matemática – discalculia

 

Sobre a autora

Juliana Indelicato do Vale 

Licenciatura Plena em Pedagogia com capacitação em Deficiência Intelectual e Inclusão; e Pós-graduada em Psicopedagogia, ambas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de Especialização em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico (CDN). Colaboradora e atual Coordenadora do Ambulatório de Transtornos de Aprendizagem da Unifesp – no Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil. Atende e avalia crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e distúrbios do desenvolvimento, além de assessorar instituições de ensino na adaptação curricular e promover palestras de formações em temas relacionados a educação, transtornos do desenvolvimento e processo de alfabetização.  

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS