[Inclusão] Transtorno Específico da Aprendizagem (Dislexia e Discalculia)

Público-alvo 

Professores do Ensino fundamental – Anos Iniciais e Ensino fundamental – Anos Finais

 

Sobre o curso 

Há muitos conceitos e termos diferentes associados ao Transtorno Específico da Aprendizagem e suas condições, principalmente quando se trata de alunos diagnosticados com dislexia ou discalculia. Neste contexto, é crucial que os professores possam ter acesso a informações sobre as características que englobam esses diagnósticos  sem, entretanto, limitar-se a eles, buscando entender necessidades específicas de cada aluno.

Esse curso promove uma compreensão aprofundada sobre o Transtorno da Aprendizagem para permitir que educadores desenvolvam abordagens mais eficazes para lidar com as dificuldades específicas de cada aluno encontradas em contexto de sala de aula.  

 

Objetivos  

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: 

  • Conhecer a nomenclatura e a que se refere o termo Transtornos do Neurodesenvolvimento;
  • Identificar as características dos Transtornos da Aprendizagem;
  • Compreender o funcionamento cerebral no Transtorno Específico da Aprendizagem;
  • Diferenciar Transtorno da Aprendizagem de dificuldades de aprendizagem;
  • Caracterizar o Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na Leitura e Expressão Escrita (dislexia);
  • Caracterizar o Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na Matemática (discalculia);
  • Identificar sinais em sala de aula;
  • Explorar estratégias didáticas para alunos com Transtorno Específico da Aprendizagem.

 

Programa  

Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos: 

  • Módulo 1: O que são Transtornos do Neurodesenvolvimento?
  • Módulo 2: Transtorno Específico de Leitura e Escrita – dislexia
  • Módulo 3: Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na Matemática – discalculia

 

Sobre a autora

Juliana Indelicato do Vale 

Licenciatura Plena em Pedagogia com capacitação em Deficiência Intelectual e Inclusão; e Pós-graduada em Psicopedagogia, ambas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de Especialização em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico (CDN). Colaboradora e atual Coordenadora do Ambulatório de Transtornos de Aprendizagem da Unifesp – no Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil. Atende e avalia crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e distúrbios do desenvolvimento, além de assessorar instituições de ensino na adaptação curricular e promover palestras de formações em temas relacionados a educação, transtornos do desenvolvimento e processo de alfabetização.  

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso...

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso O curso aborda a aprendizagem baseada em projetos (ABP) como uma metodologia essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Com foco na aplicação prática, apresentamos as ferramentas necessárias para...

jan 06, 2025

5
(1)
Público-alvo   Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.     Sobre o curso   Este curso oferece aos participantes uma introdução aos conceitos fundamentais da aprendizagem ativa, explorando como essa abordagem se diferencia das metodologias ativas. O curso abordará os benefícios da aprendizagem ativa para o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS