Público-alvo
Professores do Ensino Fundamental – Anos iniciais e Anos finais – e do Ensino Médio, com foco em Língua Portuguesa.
Sobre o curso
Este curso está organizado em três módulos, que visam identificar problemas comuns de leitura e interpretação de textos; apresentar estratégias de pré-leitura e de leitura; e explorar possibilidades de trato com os textos por meio de diferentes gêneros e tipos textuais. Os professores terão acesso ao conteúdo em formato de videoaulas e textos, além de atividades para aproveitamento dos aprendizados do curso. Também são oferecidas sugestões de aprofundamento do assunto de cada módulo, de modo a qualificar melhor a aplicação das estratégias desenvolvidas.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- identificar as dificuldades de leitura e interpretação de texto dos estudantes e endereçar a abordagem mais adequada para elas;
- apropriar-se de estratégias de pré-leitura e de leitura que permitam melhor aproveitamento dos textos pelos estudantes, com vistas à formação de leitores proficientes;
- explorar gêneros e tipos textuais diversos com os estudantes, ancorado em fundamentação teórica relevante e atualizada.
Programa
Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá vai aprender sobre os seguintes assuntos:
- Módulo 1: Mapeando os problemas de leitura e interpretação de texto
- Módulo 2: A leitura como processo investigativo
- Módulo 3: Práticas de leitura em diferentes gêneros textuais