Letramento Digital

Este curso oferece subsídios para que educadores tenham mais condições de refletir criticamente sobre as possibilidades e demandas da Educação considerando nossa sociedade conectada e globalizada após o advento da internet. Durante o curso, estudaremos como incorporar em práticas pedagógicas de diferentes realidades os recursos disponibilizados pela internet e pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Além disso, refletiremos sobre a necessidade de ampliação dos repertórios de habilidades do sujeito como cidadão digital, de modo que ele possa acompanhar e participar das transformações sociais que vêm ocorrendo e também contribuir para uma melhor convivência e atuação social no mundo.

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

– Compreender de maneira crítica como situar-se e situar o aluno como cidadão digital.

– Apropriar-se de tecnologias digitais para suas práticas pedagógicas. – Explorar caminhos para trabalhar os novos letramentos digitais em seu cotidiano escolar.

– Buscar e fazer uso de mídias e recursos educacionais digitais.

– Fazer uso do Twitter como rede social para diferentes finalidades pedagógicas.

Programas

[Trilha 1] Relações entre novas tecnologias digitais e educação

[Trilha 2] Um olhar analítico sobre os Gifs Biográfico

[Trilha 3] Objetos de Aprendizagem

[Trilha 4] A nuvem

[Trilha 5] Redes sociais: Twitter.

Público Alvo

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e finais, Ensino Médio.

Autores

Paula Rodrigues Furtado, Mestra em Linguística Aplicada pela Unicamp e graduada em Letras pela mesma universidade, tem se especializado na área de novos letramentos, educação e internet e formação continuada de professores desde 2012. Atua como professora convidada pela EXTECAMP – Unicamp. É fundadora do Portal TEC Sala de Aula (https://tecsaladeaula.com.br) que oferece cursos livres online para professores como formação continuada e atualização.

 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 4.7 / 5. Votos: 22

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso...

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso O curso aborda a aprendizagem baseada em projetos (ABP) como uma metodologia essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Com foco na aplicação prática, apresentamos as ferramentas necessárias para...

jan 06, 2025

5
(1)
Público-alvo   Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.     Sobre o curso   Este curso oferece aos participantes uma introdução aos conceitos fundamentais da aprendizagem ativa, explorando como essa abordagem se diferencia das metodologias ativas. O curso abordará os benefícios da aprendizagem ativa para o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS