Este curso oferece subsídios para que educadores tenham mais condições de refletir criticamente sobre as possibilidades e demandas da Educação considerando nossa sociedade conectada e globalizada após o advento da internet. Durante o curso, estudaremos como incorporar em práticas pedagógicas de diferentes realidades os recursos disponibilizados pela internet e pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Além disso, refletiremos sobre a necessidade de ampliação dos repertórios de habilidades do sujeito como cidadão digital, de modo que ele possa acompanhar e participar das transformações sociais que vêm ocorrendo e também contribuir para uma melhor convivência e atuação social no mundo.
Objetivos
Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:
– Compreender de maneira crítica como situar-se e situar o aluno como cidadão digital.
– Apropriar-se de tecnologias digitais para suas práticas pedagógicas. – Explorar caminhos para trabalhar os novos letramentos digitais em seu cotidiano escolar.
– Buscar e fazer uso de mídias e recursos educacionais digitais.
– Fazer uso do Twitter como rede social para diferentes finalidades pedagógicas.
Programas
[Trilha 1] Relações entre novas tecnologias digitais e educação
[Trilha 2] Um olhar analítico sobre os Gifs Biográfico
[Trilha 3] Objetos de Aprendizagem
[Trilha 4] A nuvem
[Trilha 5] Redes sociais: Twitter.
Público Alvo
Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e finais, Ensino Médio.
Autores
Paula Rodrigues Furtado, Mestra em Linguística Aplicada pela Unicamp e graduada em Letras pela mesma universidade, tem se especializado na área de novos letramentos, educação e internet e formação continuada de professores desde 2012. Atua como professora convidada pela EXTECAMP – Unicamp. É fundadora do Portal TEC Sala de Aula (https://tecsaladeaula.com.br) que oferece cursos livres online para professores como formação continuada e atualização.