[Metodologias Ativas] Aprender para a vida: competências em foco

Este curso ressalta a importância do desenvolvimento de competências, conforme indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O tema é abordado na perspectiva da prática de Ensino Híbrido em sala de aula, por meio de entrevistas com dois profissionais que atuam na Educação Básica, Vinícius Moraes, professor de Educação Física, e Ana Paula Suzart, professora de Ciências. Envolve ainda a análise de importantes conceitos, como o de educação com foco em desempenho, autorregulação e metacognição. Também provoca a reflexão sobre como definir que competências trabalhar, quais as estratégias mais adequadas para esse fim e que instrumentos avaliativos escolher para verificar a aprendizagem.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • entender como a BNCC elencou suas 10 competências gerais;
  • identificar quais as melhores estratégias para desenvolver/mobilizar essas competências;
  • selecionar evidências de aprendizagem e instrumentos avaliativos que verifiquem a aprendizagem dos estudantes;
  • compreender como planejar com foco no desenvolvimento de competências.

 

Programa 

Nesta formação, estimada em quatro horas, você aprenderá sobre os seguintes assuntos:

  • [Módulo 1]: Práticas com foco em competências
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Danielle Lima de Vasconcelos

Coordenadora Pedagógica da Redesenho Educacional. Mestranda em Educação Escolar (UNICAMP). Licenciada em Letras (UECE), pós-graduada em Gestão Educacional (UFSM) e Educação e Tecnologias UFSCar). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. É autora de materiais didáticos para a educação básica. É Microsoft Educator Fellow e representou o Brasil do Education Exchange - E2 em Paris (2019) e Austrália (2020 - evento virtual).

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

jul 25, 2024

0
(0)
Público-alvo Professores e coordenadores pedagógicos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais. Sobre o curso Grandes debates são realizados em relação as metodologias de alfabetização: A alfabetização deve partir das menores unidades da língua oral que são os fonemas e...

jul 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores e professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um tema complexo que suscita debates importantes sobre a infância e adolescência contemporâneas....

jun 25, 2024

0
(0)
 Público-alvo  Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.    Sobre o curso  Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down),...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS