[Metodologias ativas] Personalização na prática

Este curso aborda como a personalização do ensino pode favorecer a aprendizagem ativa dos estudantes, ao oportunizar diferentes didáticas, vivências e atividades em sala de aula. Para contribuir com o tema, convidamos as professoras Elizabeth Santos e Elisângela Pereira, que atuam no Ensino Fundamental, para partilharem uma de suas práticas pedagógicas envolvendo metodologias ativas e comentarem a relação dela com o tema deste curso. Além do aprofundamento e reflexão sobre como desenhar uma experiência de aprendizagem centrada no estudante, são apresentadas algumas estratégias ativas e uma visão geral sobre as Rotinas de Pensamento, estratégias simples para tornar a aprendizagem visível para o professor e os alunos.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • entender a importância da personalização do ensino para a aprendizagem ativa;
  • identificar as diferenças entre personalizar, diferenciar e individualizar o ensino;
  • conhecer algumas estratégias ativas e como aplicá-las em sala de aula;
  • compreender como as Rotinas de Pensamento tornam a aprendizagem visível, promovendo a metacognição.

 

Programa

Nesta formação, estimada em quatro horas, você irá aprender sobre o seguinte assunto:

  • Módulo 1: Aprendizagem ativa, personalização e estratégias didáticas
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Danielle Lima de Vasconcelos

Coordenadora Pedagógica da Redesenho Educacional. Mestranda em Educação Escolar (UNICAMP). Licenciada em Letras (UECE), pós-graduada em Gestão Educacional (UFSM) e Educação e Tecnologias UFSCar). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. É autora de materiais didáticos para a educação básica. É Microsoft Educator Fellow e representou o Brasil do Education Exchange - E2 em Paris (2019) e Austrália (2020 - evento virtual).

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

out 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Professores, gestores e demais profissionais da Educação que atuam no Ensino Médio.    Sobre o curso Organizado em 4 módulos, o curso se inicia abordando a importância da autonomia da aprendizagem no desenvolvimento de estudantes críticos e pensantes. Posteriormente, são apresentados os conceitos-chave e...

set 23, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores, coordenadores e professores de escolas dos segmentos Ensino Fundamental e Médio.    Sobre o curso  Hoje, a tecnologia permite o desenvolvimento de ferramentas capazes de apoiar o processo de aprendizagem de cada aluno de forma personalizada. As soluções educacionais adaptativas da SOMOS...

set 23, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores, coordenadores e professores de escolas dos segmentos Ensino Fundamental e Médio.    Sobre o curso  A inteligência artificial chegou para ficar e tem um potencial imensurável. Sendo aplicada à educação com metodologias adequadas, ela é capaz de aprimorar profundamente o ensino e...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS