[Metodologias ativas] Superando lacunas de aprendizagem

Público-alvo

Professores e coordenadores pedagógicosque atuam no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, no Ensino Fundamental – Anos Finais e no Ensino Médio. 

 

Sobre o curso 

Neste curso, abordamos alguns aspectos importantes que devem ser considerados ao analisarmos o problema das lacunas de aprendizagem. Embora a pandemia de covid-19 tenha enfatizado essa discussão, principalmente pelo longo período com as escolas fechadas, não é de hoje que termos como defasagem, recuperação, reforço, revisão ou apoio pedagógico permeiam a rotina escolar. No entanto, é fundamental discutirmos primeiro o que são essas lacunas. Assim, saberemos como identificá-las e, então, será possível planejar uma intervenção eficaz. Neste percurso, iniciamos com uma discussão sobre os autoatributos que os estudantes trazem para a escola. Em seguida, são mencionadas algumas estratégias de mapeamento e quando é necessário realizar uma intervenção. Nesse sentido, é pertinente conhecer e refletir sobre a aprendizagem visível e a importância de boas perguntas para promover a compreensão dos alunos. Finalizamos com a flexibilização curricular para atender às demandas de aprendizagem, trazendo materiais de apoio para que os professores definam quais são as aprendizagens prioritárias. Para aproximar ainda mais a temática da realidade de sala de aula, as professoras Hyara Barros e Danielle Lima (esta, uma das autoras deste curso) trazem suas experiências docentes para enriquecer o debate em entrevistas exclusivas com Julci Rocha. 

 

Objetivos  

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:  

  • Entender o que são as lacunas de aprendizagem, como identificá-las e intervir para resolvê-las; 
  • Conhecer o conceito de autoatributos segundo John Hattie; 
  • Identificar os autoatributos dos estudantes e analisar como eles podem impactar a aprendizagem; 
  • Refletir sobre quais estratégias favorecem a identificação das lacunas de aprendizagem e quando e como realizar uma intervenção pedagógica; 
  • Avaliar como flexibilizar o currículo, selecionando as aprendizagens prioritárias. 

 

Programa  

Nesta formação, estimada em quatro horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:   

  • Módulo 1: Compreendendo lacunas de aprendizagem 
  • Módulo 2: Intervenções pedagógicas: reflexões e estratégias 

Sobre as autoras   

Julci Rocha 

Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP, pós-graduada em Gestão Educacional, Design Educacional e Educação Inovadora. Licenciada em Letras pela USP. Diretora e Fundadora da Redesenho Educacional, assessoria educacional voltada à inovação, com foco em aprendizagem ativa e integração de tecnologias digitais na Educação. Atua há mais de 13 anos na área de inovação. Desenvolve materiais pedagógicos, formação para profissionais da Educação e idealização/desenvolvimento de projetos para instituições de ensino, fundações do terceiro setor e empresas do ramo educacional. Já desenvolveu projetos em diversas instituições, como Instituto Paulo Freire, Parceiros da Educação, Microsoft, Fundação Lemann, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura e Secretaria do Estado da Educação de SP (Centro de Mídias SP).  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/redesenhoedu 

Facebook: https://www.facebook.com/redesenhoeducacional  

 

Danielle Lima de Vasconcelos 

Coordenadora Pedagógica da Redesenho Educacional. Mestranda em Educação Escolar (UNICAMP). Licenciada em Letras (UECE), pós-graduada em Gestão Educacional (UFSM) e Educação e Tecnologias (UFSCar). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. É autora de materiais didáticos para a educação básica. É Microsoft Educator Fellow e representou o Brasil no Education Exchange – E2 em Paris (2019) e Austrália (2020 – evento virtual). Vencedora do Prêmio Destaque Educação em 2019 e 2020, na categoria práticas pedagógicas no Ensino Fundamental – Anos Finais.  

 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/danielle-lima-33031523/ 

Facebook: https://www.facebook.com/danielle.lima.58/ 

 

Entrevistada 

Hyara Luiz Damascena Barros 

Professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Graduanda em Pedagogia (Universidade Estácio de Sá), licenciada em Letras (Universidade Católica de Brasília) e pós-graduanda em Leitura e Produção de Texto (Universidade Católica de Brasília). 

 

Ficha técnica   

 

Autoria: Julci Rocha e Danielle Lima de Vasconcelos  

Colaboradora: Hyara Luiz Damascena Barros 

Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa 

Edição de texto: Pérola Martins Lannes e Laís Trovarelli  

Revisão Técnica: Isabella Furtado Alves 

Design gráfico e edição de vídeos: Cléia de Oliveira Souza  

Revisão ortográfica: Ana Júlia Santis 

 

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Danielle Lima de Vasconcelos

Coordenadora Pedagógica da Redesenho Educacional. Mestranda em Educação Escolar (UNICAMP). Licenciada em Letras (UECE), pós-graduada em Gestão Educacional (UFSM) e Educação e Tecnologias UFSCar). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. É autora de materiais didáticos para a educação básica. É Microsoft Educator Fellow e representou o Brasil do Education Exchange - E2 em Paris (2019) e Austrália (2020 - evento virtual).

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

abr 02, 2024

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Coletivo Leitor e PAR Literatura.   Público-alvo Professores de Ensino Médio. Sobre o curso Nesse curso, você terá acesso a documentos que apresentam sequências didáticas para que você aplique em sua prática a...

abr 02, 2024

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Coletivo Leitor e PAR Literatura.   Público-alvo Professores de Ensino Fundamental – Anos Finais. Sobre o curso Nesse curso, você terá acesso a documentos que apresentam sequências didáticas para que você aplique em...

abr 02, 2024

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Coletivo Leitor e PAR Literatura.   Público-alvo Professores de Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Sobre o curso Nesse curso, você terá acesso a documentos que apresentam sequências didáticas para que você aplique em...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS