Público-alvo
Professores, gestores e demais profissionais da Educação que atuam no Ensino Médio.
Sobre o curso Organizado em 4 módulos, o curso se inicia abordando a importância da autonomia da aprendizagem no desenvolvimento de estudantes críticos e pensantes. Posteriormente, são apresentados os conceitos-chave e a fundamentação da aprendizagem autorregulada como modelo pautado em evidências para o desenvolvimento de competências de aprendizagem em estudantes. Em seguida, levamos os educadores a uma reflexão importante sobre as próprias práticas, para no fim, apresentar caminhos de implementação da aprendizagem autorregulada no Ensino Médio.
O curso finaliza, com a construção de instrumento pedagógico para aprendizagem autorregulada a ser produzido pelo professor.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- Refletir sobre a importância da aprendizagem autônoma dos alunos e do impacto que as práticas docentes podem ter sobre essas competências em desenvolvimento;
- Conhecer e compreender os principais conceitos e fundamentações da aprendizagem autorregulada;
- Correlacionar os elementos básicos da aprendizagem autorregulada com as propostas de seus respectivos componentes curriculares, a fim de idear práticas pedagógicas de autonomia para a sala de aula;
- Construir instrumentos pedagógicos simples fundamentados em eixos da aprendizagem autorregulada.
Programa
Nesta formação, estimada em 3 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:
- Módulo 1: Aprender a aprender: importância da autonomia para aprendizagem
- Módulo 2: Ensinando a aprender: o modelo para autonomia
- Módulo 3: Reflexão sobre a prática docente
- Módulo 4: Autorregulação no Ensino Médio: desenvolvendo o life-long learning
Atividades do curso
Para garantir sua certificação, confira as atividades propostas neste curso:
Atividade de Múltipla Escolha: Aprendizagem autorregulada
Sobre a autora
Virgínia Chaves é doutora em Neurociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora de Ciências e Biologia, além de lecionar em graduação e pós-graduação. É pesquisadora na área de Neurociência Aplicada à Educação, além de palestrante e formadora de professores. É autora de material didático e atuou como diretora adjunta escolar. É fundadora da Glia Neurociência, empresa especializada no desenvolvimento de soluções educacionais fundamentadas em neurociências.