[Neurociência] O cérebro adolescente – EFAF

Público-alvo:
Professores e gestores do Ensino Fundamental – Anos Finais de todas as áreas do conhecimento.
Sobre o curso:
O curso está dividido em três módulos, focados em pilares fundamentais da neurociência para a aprendizagem: como funciona o cérebro adolescente, como o engajamento ativo propicia maior aprendizagem e como a multissensorialidade pode ser uma aliada. Os professores terão acesso a conteúdo em diferentes formatos: videoaulas, textos e imagens que permitem múltiplas experiências de aprendizagem, explorando as diversas camadas de cada tópico. Além disso, cada sessão do curso contará com recomendações de leitura opcionais para aprofundamento do tema e tópicos voltados para a aplicação prática dos conceitos estudados em sala de aula, dentro de diferentes contextos e áreas do conhecimento.

Objetivos 

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • compreender compreender as alterações cerebrais que ocorrem na adolescência e como aproveitar o potencial dessa fase; 
  • aplicar aplicar conhecimentos da neurociência à sua prática docente; 
  • planejar planejar aulas com estratégias de aprendizagem apoiadas por pesquisas que desafiam, inspiram e envolvem os alunos;
  • transformar transformar sua sala de aula em um espaço de aprendizagem eficaz.

Programa 

Nesta formação, estimada em duas horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:

  • Módulo 1 – O cérebro adolescente
  • Módulo 2 – Neurociência e estratégias de ensino
  • Módulo 3 – Aprendendo com os sentidos

 

Sobre a autora 

Emilly Fidelix é doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, certificada em Storytelling pela Full Sail University, pesquisadora em Educação, professora de pós-graduação, palestrante, formadora de professores e criadora do @seligaprof, página com de conteúdo educacional que impactam milhares de professores de todo o Brasil. 

Rede social: instagram.com/seligaprof 

 

 

Ficha técnica 

Autoria: Emilly Fidelix 

Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa 

Produção Editorial: Pérola Martins Lannes e Laís Andriollo Trovarelli 

Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza 

Revisão Ortográfica: Ana Júlia Gaiani de Santis 

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 4

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jul 25, 2024

0
(0)
Público-alvo Professores e coordenadores pedagógicos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais. Sobre o curso Grandes debates são realizados em relação as metodologias de alfabetização: A alfabetização deve partir das menores unidades da língua oral que são os fonemas e...

jul 18, 2024

0
(0)
Público-alvo  Gestores e professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.    Sobre o curso  O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um tema complexo que suscita debates importantes sobre a infância e adolescência contemporâneas....

jun 25, 2024

0
(0)
 Público-alvo  Professores(as) e educadores(as) que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio.    Sobre o curso  Do contexto histórico até suas nuances contemporâneas, o curso proporcionará ao educador o conhecimento das peculiaridades que caracterizam a criança com Trissomia 21 (T21 – Síndrome de Down),...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS